• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação
  • Confira abaixo o bê-a-bá da segurança motociclística

O foco principal da Semana Nacional de Trânsito 2010, que foi até ontem, é a correta utilização do cinto de segurança e cadeirinha para crianças. Com isso, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) quer ampliar a discussão sobre uma maior segurança dos passageiros que estão alocados no banco traseiro dos automóveis. Assim, o uso do cinto de segurança e a utilização do popular "bebê conforto", cadeirinha ou assento de elevação podem reduzir drasticamente as chances de le­­sões graves no caso de uma colisão.

Mas nossos governantes e legisladores esquecem que os veículos de duas rodas também transportam passageiro: o garupa. E esse "passageiro" da motocicleta também pode contribuir para uma condução mais segura e, até mesmo, ajudar a prevenir pequenas quedas e acidentes.

Para José Luiz Terwak, gerente do Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), que fica em Indaiatuba (SP), o garupa tem que ser uma espécie de copiloto, já que ele sente, praticamente, as mesmas sensações do piloto – vento, inclinação da moto, aumento do giro do motor e frenagens. "Sempre com muita atenção, este coadjuvante deve interagir com as reações do piloto e da moto, porém sem atrapalhar as ações do condutor", conta José Luiz, dizendo que o tema garupa é abordado já no curso básico de pilotagem realizado pela Honda em Indaiatuba.

Assim, como deve ser a atitude e o comportamento do garupa sobre a moto?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]