A expectativa de vendas dos principais estreantes do segmento compacto se confirmou em novembro, o primeiro mês cheio de dois dos lançamentos recentes no mercado nacional. A Hyundai negociou 8.077 unidades do HB20, suficiente para colocá-lo na oitava colocação entre os automóveis mais emplacados no mês (fica em 9.º lugar quando considerando também picapes e SUVs). O Chevrolet Onix, por sua vez, emplacou 7.409 carros e ficando em 10.º lugar (11.º no ranking corrigido).
O Toyota Etios, outro novato do segmento, que já é vendido como hatch e sedã, e que está há mais tempo, foi mal no mês passado. O dois-volumes emplacou 1.322 unidades, e o três-volumes, 773 (são 2.095 caros somando as duas variantes). No ranking corrigido, o Etios hatch conseguiu o 49.º lugar.
Pensado para ser o carro de volume da fabricante japonesa no Brasil, por ora vende quase quatro vezes menos que o Corolla. A "boa notícia" para a Toyota é que o Etios dois-volumes foi o único carro de entrada que ampliou suas vendas em novembro (cresceu 15,9%).
O Volkswagen Gol manteve folgada liderança nas vendas gerais, seguido de perto pelos Fiat Uno e Palio, os dois carros que, em conjunto, teriam a missão de minar o eterno campeão de vendas; isso não aconteceu e parece que não acontecerá, mas os dois modelos da marca italiana, somados, emplacaram em novembro cerca de 10 mil unidades a mais que o Gol.
Na guerra das picapes médias, a Chevrolet S10 lidera, com a Toyota Hilux num segundo lugar bastante próximo. Mas, na categoria de comerciais leves/utilitários, a briga que mais chama a atenção é entre os SUVs compactos Renault Duster e Ford EcoSport. Neste mês, o modelo da francesa cravou 4.685 emplacamentos, ante 3.633 do rival que, em outubro, esteve à frente nas vendas com certa folga.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião