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A Honda Gold Wing 1800 (Asa Dourada), modelo que oferece tanta sofisticação quanto um luxuoso automóvel, já está sendo importada oficialmente para o Brasil. Uma das unidades se encontra em exposição na Cabral Motos e o seu preço é de R$ 96 mil. O modelo gigante da Honda foi modernizado e teve suas dimensões ampliadas, ganhando formas e volumes que impressionam e impõem respeito.

O peso é de 363 quilos. Já o comprimento é de quase 3 metros, que, somado ao grande volume, a transformam em um verdadeiro navio do asfalto. Tudo isso aumenta bastante o status do piloto, que parece um super-homem no comando do transatlântico. Entretanto, nada disso interfere na pilotagem, que conta com uma providencial ajuda das leis da física na tarefa de equilibrar a moto. O motor de seis cilindros, inclinados em 180 graus (contrapostos), também conhecido como boxer (já que os pistões parecem boxear), junto com o câmbio e outras partes mais pesadas, rebaixam de tal forma o centro de gravidade que a Gold Wing 1800 praticamente se equilibra sozinha ao menor movimento, tornando a pilotagem leve e segura. Essa é uma das características mais apreciadas por sua freguesia, que também conta com boa potência e torque para subir morro e ignorar distâncias com toda mordomia.

Os seis cilindros do motor boxer, com 1.832 cm3 de cilindrada, contam com injeção eletrônica e refrigeração líquida, fornecendo 118 cv de potência a 5.500 rpm e um torque (força) de 17 kgfm a apenas 4.000 rpm. O câmbio, com transmissão final por eixo cardã , tem cinco marchas para a frente e mais a ré, operada eletricamente, para facilitar as manobras de estacionamento. Também para facilitar, o banco, tipo poltrona, fica a somente 740 mm do chão, permitindo o apoio dos dois pés simultaneamente. No painel, que se estende por sobre o tanque (25 litros) e em suas laterais, há mais de 40 botões e dois porta-trecos. Tem comando para tudo. O farol pode ser regulado eletricamente. O som aumenta com a velocidade (com opcional de disqueteira para seis CDs) e inclui rádio, intercomunicador e rádio PX. A suspensão traseira (com balança monobraço e um amortecedor com curso de 105 mm) pode ser ajustada eletronicamente em 26 posições, com duas memórias. Tem também piloto automático.

O painel informa ainda temperatura do motor e do ambiente. Para refrigerar o pára-brisas conta com aberturas estratégicas e é ajustável. As bolsas traseiras, com iluminação interna e abertura por controle remoto, comportam 147 litros, e a mala central abriga dois capacetes fechados. A suspensão dianteira, telescópica com 140 mm de curso, tem sistema antimergulho e os freios contam com ABS. Na iluminação, dois conjuntos de faróis. Há ainda sistema antifurto que também pode acionar a buzina à distância, afastando os curiosos cheios de dedos.

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