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Esta semana entra em operação a primeira fábrica brasileira de uma marca sul-coreana. Com investimento de US$ 200 milhões (R$ 412 milhões), o Grupo Caoa começa a produzir, em Anápolis (GO), o caminhão leve Hyundai HR, hoje importado da Coréia do Sul. Até o fim do ano, revela Akira Yoshikawa, diretor do Grupo Caoa, mais um modelo começará a ser produzido no país. O nome do veículo ainda é mantido em sigilo, mas já está confirmado que será um utilitário esportivo. Na "bolsa de apostas" das concessionárias da marca, o modelo mais provável seria o jipe Tucson, que hoje representa 80% das vendas da empresa no país. A inauguração oficial da fábrica está marcada para o dia 20 de abril.

O HR terá, inicialmente, 40% de índice de nacionalização. Apesar da empresa não detalhar quais itens serão importados, sabe-se que motor e câmbio virão da Coréia do Sul. Entre as partes que deverão ser produzidas no país estão suspensão, chassi, bancos, painel e vidros. O processo mais intenso de nacionalização de componentes começa a partir de abril, com o início da instalação de fornecedores próximos à fábrica. O objetivo é elevar o índice de nacionalização para 50% em 2008 e para 60% a partir de 2009.

O início da produção do HR no país não irá provocar uma redução de seu preço, que custa hoje em Curitiba, na concessionária Sevec, a partir de R$ 52 mil. "O atual preço já está subsidiado para evitar impacto negativo nos preços dos usados", salienta Yoshikawa. O caminhão leve, equipado com um propulsor a diesel e com capacidade para 1,8 tonelada de carga, tem sido usado no transporte de mercadorias na cidade e no meio rural.

Localizada numa área de 1,5 milhão de metros quadrados, a fábrica do Grupo Caoa tem quatro prédios – um para componentes e preparação de peças, um para montagem, um para pintura e outro para acabamento e inspeção. A capacidade inicial de produção é de 56 mil veículos/ano – sendo que o volume previsto do HR é de 10 mil unidades/ ano. A capacidade final prevista é de 130 mil veículos/ano e será atingida quando for produzido o terceiro veículo da marca no país – previsto para 2008.

Saiba mais

• A unidade de Goiás inicia suas atividades oferecendo 6 mil empregados diretos e indiretos. Até 2010, este número deve saltar para 10 mil postos de trabalho;

• Prevista inicialmente para a Bahia, a fábrica da Hyundai foi transferida para Goiás em 2004, por falta de acordo com o governo do estado nordestino quanto a benefícios fiscais;

• Hoje, os modelos Hyundai são comercializados por 40 revendas autorizadas. Até o fim de 2007, este número deve saltar para 80 concessionárias;

• Além do HR, o Grupo Caoa importa hoje os utilitários esportivos Tucson (a partir de R$ 79,9 mil) e Santa Fe (R$ 160 mil). No segundo semestre, a marca começa a importar a nova geração do sedã médio Elantra (foto).

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