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1.º Ferrari F12 Berlinetta - R$ 101.293: O F12 Berlinetta é o carro de passeio mais rápido da marca. Um modelo 2013 vendido no país foi avaliado em R$ 2,53 milhões (valor venal). Ele tem motor V12 6.2 , de 740 cv, chega a 340 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos. Com o custo do IPVA é possível levar com folga um Audi A3 Sportback 1.4 (R$ 91.900*). Também sobra dinheiro para o BMW 116i (R$ 99.000*) e o novo Ford Fusion 2.5 Flex com teto solar (R$ 99.900) | Divulgação
1.º Ferrari F12 Berlinetta - R$ 101.293: O F12 Berlinetta é o carro de passeio mais rápido da marca. Um modelo 2013 vendido no país foi avaliado em R$ 2,53 milhões (valor venal). Ele tem motor V12 6.2 , de 740 cv, chega a 340 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos. Com o custo do IPVA é possível levar com folga um Audi A3 Sportback 1.4 (R$ 91.900*). Também sobra dinheiro para o BMW 116i (R$ 99.000*) e o novo Ford Fusion 2.5 Flex com teto solar (R$ 99.900)| Foto: Divulgação

4% é a alíquota do IPVA cobrado em São Paulo sobre o valor venal do carro com motorização acima de 1 mil cilindradas (flex ou a gasolina), conforme a tabela Fipe. O estado vizinho tem o imposto mais caro do país, ao lado de Rio de Janeiro e Minas Gerais (também com 4%). No Paraná, esse índice é de 2,5%. Santa Catarina, Acre, Tocantins, Paraíba, Sergipe e Espírito Santo são os estados com o tributo mais baixo, 2%.

  • 2.º Ferrari FF - R$ 99.286: Um modelo 2012 tem o preço Fipe de R$ 2,48 milhões, o que resultou no IPVA acima. A FF, abreviação de Ferrari Four, recebeu esse nome por ser a primeira Ferrari a contar com tração nas quatro rodas. Sob o capô, um bloco V12 6.3, de 660 cv. Seu 0 a 100 km/h é feito em 3,7 segundos e alcança 335 km/h. O imposto pago compraria um Hyundai ix35 2.0 (R$ 98.895*) ou um Golf 2.0 GTI (R$ 98.300)
  • 3.º Lamborghini Aventador - R$ 75.695: O substituto do Murcièlago foi avaliado em R$ 1,89 milhão para um modelo 2012 comercializado por aqui. O esportivo se destaca pelas portas tipo
  • 4.º MB SLR McLaren Roadster - R$ 75.337: Conversível inspirado na lendária 300SL, de 1954, a
  • 5.º Ferrari 458 Spider - R$ 74.166: Modelo 2013, a terceira Ferrari da lista foi cotada em R$ 1,85 milhão, o que gerou um IPVA capaz de pagar um Citroën C4 Lounge Exclusive (R$ 71.815) ou um novo Nissan Sentra SL 2.0 (R$ 71.990). A versão conversível do 458 Italia possui um motor V8 4.5, de 570 cv, acelera dos 0 aos 100 km/h em 3.4 s e pode chegar aos 325 km/h
  • 6.º Ferrari 599 GTO - R$ 68.048: Pelo menos uma das 599 unidades produzidas do modelo, lançado em 2010, roda no Brasil. Seu valor para efeito de imposto é de R$ 1,70 milhão. O bloco V12 6.0 de 670 cv tira o carro da inércia e o joga para 100 km/h em apenas 3,35 segundos. O velocímetro bate os 335 km/h. Com um pequeno desconto dá para levar um Kia Cerato 1.6 automático (R$ 67.900) ou um VW Jetta 2.0 (R$ 67.990)
  • 7.º Ferrari 599 GTB Fiorano - R$ 67.790: O Grand Tourer Berlinetta, daí a abreviatura, foi cotado em R$ 1,69 milhão para um modelo 2011 vendido no Brasil. O sobrenome Fiorano vem do circuito de corrida onde a marca testa seus carros. O modelo traz motor V12 6.0, de 620 cv, e o zero a 100 km/h é feito em 3,7 segundos, com 330 km/h de máxima. Seu IPVA vale, por exemplo, um Hyundai i30 1.6 (R$ 67.500) ou um Renault Duster 2.0 Tech Road II automático (R$ 67.050)
  • 8.º Ferrari 599 SA Aperta - R$ 65.185: Este é um modelo 2011, com valor venal de R$ 1,63 milhão. Trata-se de uma versão conversível baseada no 599 GTB Fiorano. O
  • 9.º Lamborghini Gallardo - R$ 59.178: A versão de entrada da marca italiana despediu-se no ano passado após dez anos de fabricação. E justamente o modelo da lista é um exemplar de 2013, com valor aferido em R$ 1,18 milhão. A configuração LP 560-4 carrega um bloco V10 5.2, de 560 cv. Ele vai da inércia aos 100 km/h em 3,7 s e alcança até 325 km/h. Seu IPVA equivale a um Fiat Punto 1.4 T-Jet (R$ 58.800*). Com um chorinho, dá para levar o Ford New Fiesta Sedan 1.6 Titanium PowerShift (R$ 59.990)
  • 10.º McLaren MP4 12C - R$ 58.291: Um modelo 2012 tem o valor Fipe estipulado em R$ 1,46 milhão. O McLaren é empurrado por um motor V8 3.2, de 592 cv, que atinge 330 km/h de máxima – os primeiros 100 km/h são cumpridos em 3,1 segundos. Com o imposto anual de 2014 seria possível comprar um C4 2.0 GLX – considerando um pequeno desconto – e um Hyundai HB20X 1.6 Premium automático (R$ 54.500*) e ainda sobraria um bom troco

Ter um superesportivo na garagem significa que o proprietário possui uma conta bancária polpuda não só para comprá-lo, mas também para bancar os seus custos. E boa parte dos gastos nessa categoria de carro está no recolhimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O dono chega a pagar pelo tributo o referente a um modelo topo de linha de diversas marcas ou a um de entrada de grifes premium, como BMW. É o caso, por exemplo, de quem retirou uma Ferrari F12 Berlinetta 2013 da Via Europa, importadora oficial da marca italiana, em São Paulo. Ele recolherá este ano o IPVA mais caro do país, no valor de R$ 101.293, considerando a alíquota de 4% sobre o valor da tabela Fipe cobrado no estado vizinho – quase o dobro do índice paranaense. Confira os dez carros, boa parte Ferraris, com os impostos mais salgados do Brasil:

*Tabela Fipe (o preço no site da montadora está indisponível).

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