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Luzes diurnas de led afiladas e desenho arredondado marcam o novo Cherokee | Fotos: Divulgação/Jeep
Luzes diurnas de led afiladas e desenho arredondado marcam o novo Cherokee| Foto: Fotos: Divulgação/Jeep

Modelo é menos estranho ao vivo

À primeira vista, a quinta geração do Cherokee causa estranheza. Mas, por mais que não seja dos carros mais fotogênicos, ao vivo ele é bem mais interessante do que parece. Confortável por dentro, ele dá confiança ao condutor quando levado para o asfalto, devido à potência do motor e à estabilidade. Diante de lombadas, a traseira do utilitário salta algumas vezes, mesmo em velocidades mais baixas, o que causa um certo incômodo na condução. Já o câmbio aguarda que as rotações se elevem demais para mudar de marcha.

Por outro lado, o sistema de som potente, auxiliado pelo isolamento acústico da cabine, cria um ambiente para relaxar enquanto se anda pelas ruas e estradas. E o resfriamento dos bancos, revestidos em couro, é perfeito para o nosso clima tropical.

  • Motor V6 de 3,2 litros a gasolina gera 271 cavalos e 32,3 kgfm de torque
  • A quarta geração (fotos acima)trazia o formato quadrado comum à Jeep
  • Bancos em couro com resfriamento é uma das novidades da linha 2015 do modelo

A Jeep lança no Brasil a quinta geração do SUV médio Cherokee . Com um visual completamente renovado e equipado com mais tecnologias, o modelo será vendido num primeiro momento apenas na sua versão intermediária a Limited (R$ 174,9 mil). Até o fim deste ano, o utilitário virá ainda em suas outras duas configurações, a de entrada Longitude (R$ 159,9 mil) e a topo de linha Trailhawk (R$ 189,9 mil).

Apesar da frente polêmica, com as luzes diurnas de led bem afiladas, que aparentam ser os faróis, e o desenho alongado e arredondado que o afasta da quadrada geração anterior, o Cherokee se tornou mais amigável no asfalto e com apelo mais urbano, porém sem deixar a tradicional capacidade off road de lado.

Para movê-lo, a fabricante substituiu o antigo motor 3.7 por um novo Pentastar V6 de 3,2 litros a gasolina, que gera 271 cv e 32,3 kgfm de torque. A ele está associada a transmissão automática de nove marchas, até então inédita nos carros da marca e presente em modelos como o Land Rover Range Rover Evoque, que tem a função de garantir trocas mais suaves e reduzir o consumo de combustível.

O SUV oferece a opção de troca manual por meio da alavanca e dispensa as aletas atrás do volante. Este câmbio será o mesmo usado pelo Jeep Renegade, o primeiro carro da marca a ser fabricado na planta de Goiana (PE).

Com tração 4x4 inteligente, que identifica em que momento ela deve ser acionada de acordo com o terreno, o carro possui quatro modos de direção: o automático, o esportivo (Sport), o para neve (Snow) e o para areia ou lama (Mud/Sand).

Por dentro

Na cabine, o Cherokee oferece bom isolamento acústico e tecnologias de conforto. Os bancos são em couro com regulagem elétrica para o motorista e apresentam a útil função de resfriamento para dias quentes – mais interessante do que a opção de aquecimento nos assentos para o clima brasileiro. O volante é multifuncional com direção elétrica e revestimento em couro, enquanto o ar-condicionado possui duas zonas.

Uma tela de 8,5" sensível ao toque compõe a central de entretenimento, que atende a comandos de voz e possui entrada auxiliar, USB e para cartão SD, além da função bluetooth. A versão intermediária vem com sensor de estacionamento, sensor de chuva, teto solar panorâmico, controle de estabilidade (ESC), assistente de partida em rampa (HLA) e sete airbags. A abertura das portas ocorre apenas pela aproximação das chaves.

O jornalista viajou a convite da Jeep

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