• Carregando...
Confira mais detalhes da naked Kawasaki Z 750 |
Confira mais detalhes da naked Kawasaki Z 750| Foto:
  • A Z750 faz de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e atinge 234 km/h de velocidade máxima. Já o conforto não é o seu forte
  • Conjunto óptico com recortes angulosos
  • Conta giros e nível de combustível estão na mesma peça
  • Lanterna posicionada na ponta da rabeta
  • Ponteira do escapamento até parece um item de personalização

Foi uma naked de 750cc que mu­­dou o cenário mundial das motocicletas há quatro décadas. Em 1969, a Honda apresentava a CB 750, que marcou o início do domínio japonês no mercado de duas rodas e o consequente ocaso das tradicionais marcas europeias. Agora, 40 anos depois, desembarca no Brasil outra 750cc de origem japonesa: a Kawasaki Z 750.

Nem se compara ao impacto cau­­sado pela CB 750, eleita a moto do século passado, porém essa ja­­ponesa, além de chegar para dispu­tar o acirrado segmento naked de média cilindrada, faz parte da primeira gama de modelos importados oficialmente pela Kawasaki do Brasil. A Z 750 traz motor de maior capacidade cúbica e design agressivo para enfrentar as já consagradas nakeds Honda CB 600F Hornet e Yamaha FZ-6N.

No melhor estilo streetfighter (lu­­tadora de rua, em inglês), em vez do tradicional farol redondo, a Ka­­wa Z 750 conta com conjunto óptico com recortes angulosos e uma pequena carenagem na cor da mo­­to que, no caso da unidade avaliada, era verde Kawa­saki com detalhes em preto. Mais que o motor à mostra, chama atenção a ponteira de es­­capamento em formato triangular. De tão inusitada, faz muitos pensarem que se trata de um item de personalização. Assim como a ra­­beta mínima com sua lanterna de LEDs e os espelhos de linhas re­­tas. Enfim, harmoniosa de cabo a rabo, a Z 750 é uma moto bonita de se olhar – e, convenhamos, be­­leza nas motos também é fundamental.

Motorzão

Assim como fundamental nessa ca­­tegoria naked é um motorzão que funcione "redondo". Adapta­do às condições brasileiras, o pro­pul­sor de quatro cilindros em li­­nha, oito válvulas (quatro por cilindro), comando duplo no cabeçote (DOHC) com refrigeração líquida acelera de forma impressionante. Resultado da bem acertada injeção eletrônica e do torque máximo de 8,00 kgfm já a 8.000 rotações. De­­sempenho que faz a Z 750, literalmente, saltar na frente das concorrentes em acelerações – faz de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos.

Por outro lado, sua potência maior de 106 cavalos (4 cv a mais que a Honda Hornet) a 10.500 rpm não resulta em uma velocidade final muito superior. Na pista de teste, atingiu 234 km/h no belo painel digital, porém a velocidade real foi de decepcionantes 214 km/h.

Pilotagem

Depois de algum tempo com essa Kawa Z 750 na pista de teste, outra surpresa desagradável: apesar da proposta urbana e versátil inerente às nakeds, o banco tem espuma estreita e dura, cansando o piloto. Pior ainda deve ser a garupa que tem apenas um pedaço de espuma para se acomodar e não conta nem mesmo com alças de apoio.

Apesar do banco, o piloto fica em posição ereta e confortável. A Z 750 aposta em um guidão mais largo que outras motos da categoria. Certamente para compensar o reduzido ângulo de esterço do modelo, que dificulta manobras em baixa velocidade. Atrapalha também seu peso mais elevado (203 kg a seco) em relação à Hornet (173 kg a seco), por exemplo.

Já o desenho do tanque e a posição das pedaleiras fazem com que o motociclista se encaixe perfeitamente nessa naked Kawasaki.

Apesar das boas especificações – garfo invertido (upside-down) com regulagem da pré-carga, na dianteira, e balança monoamortecida, na traseira –, o acerto das sus­­pensões na unidade testada estava "mole" demais para as curvas. Bastava deitar que a frente ba­­lançava, girava o acelerador e o torque do motor fazia a roda traseira querer escapar nas curvas. Tal­vez com uma regulagem melhor esses sintomas possam ser minimizados. Vale lembrar que as rivais Honda Hornet e Yamaha FZ-6N não trazem ajustes no garfo dianteiro, mas nem por isso transmitem instabilidade nas curvas.

Porém, os freios da Z 750 merecem destaque. Além de belos discos no formato margarida, duplo na frente e simples atrás, proporciona uma frenagem eficiente e segu­ra.A Ka­­wa Z 750 chega ao Brasil com seu de­­sign agressivo pa­­ra en­­­­frentar uma dura concorrência. Para tan­­to, a mar­­ca está oferecendo o preço promocional de R$ 34,9 mil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]