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Ficha técnica

Kia Optima

Motor: 2.0 16v

Potência: 180 cv a 6.000 rpm

Torque: 23,6 kgfm a 4.000 rpm

Câmbio: automático de seis velocidades

Entreixos: 2,80 m

Porta-malas: 437 litros

Pneus: 225/45 R18

Peso: 1.551 kg

Preço: a partir de R$ 96,9 mil

Saiba mais

Kia Optima compartilha a plataforma e o motor Theta II 2.4 l com o primo Sonata, da Hyundai.

• Hybrid – A Kia pretende importar a versão híbrida do Optima. Viria a conta-gotas e apenas para satisfazer aquele endinheirado que também pretende levar para a garagem a cultura da sustentabilidade. Deve chegar às lojas pouco antes do Salão do Automóvel, em outubro. Não se falou em preço, mas brigará com o Fusion Hybrid, que custa R$ 133 mil.

• Fábrica – A implantação de uma fábrica da Kia no país continua a ser um projeto distante. Segundo o presidente no Brasil, José Luiz Gandini, os executivos na Coreia do Sul não querem nem ouvir falar sobre o assunto.

• Rio – A vinda do Kia Rio foi adiada. Seria concorrente de peso para Ford New Fiesta Hatch, VW Polo e Fiat Punto. O carrojá está homologado para o mercado nacional com um motor movido a gasolina, porém não há volume de produção na Coreia do Sul para trazê-lo.

Ao volante

Direção divertida e segura na estrada

A reportagem rodou com o Optima por rodovias próximas a Campinas (SP). E antes dar a partida, avaliamos o conforto interno. Motorista e passageiro da frente ficam bem acomodados com o contorno envolvente dos bancos, e há folga para pernas e cabeça de quem viaja atrás.

Ao ganhar a estrada, os controles de estabilidade e de tração fazem com que o condutor nem perceba a rápida subida da velocidade e encare uma curva mais sinuosa sem tirar o pé do acelerador.

O desempenho dos 180 cv não chega a ser de um esportivo, mas é divertido e ágil. A direção tem respostas diretas. Basta um leve giro no volante para o carro todo obedecer a mudança de trajetória. A caixa automática oferece arranques suaves e progressivos. Só mesmo olhando no conta-giros para notar que houve mudança na marcha.

O paddle shift (borboletas)atrás do volante para a troca manual pode ser acionado com o câmbio no modo D (Drive). Já a suspensão absorve bem as pequenas imperfeições de pista. Segundo a Kia, molas e amortecedores foram recalibrados para uso no Brasil.

O Optima traz ainda a tecnologia Eco System que, ao ser acionado, otimiza a operação do conjunto motriz e regula a utilização do ar-condicionado, visando a condução mais econômica.

"Que me desculpem os concorrentes, mas beleza é fundamental!". A célebre frase de Vinícius de Moraes sobre a mulher pode ser adaptada para resumir o impacto que o Kia Optima causa num primeiro olhar. A frase até foi usada da forma descrita acima durante a apresentação oficial do carro à imprensa esta semana. As linhas modernas e agressivas são alguns dos encantos da novidade que já está nas concessionárias.

O sedã médio-grande passa a ser uma opção para quem precisa de um veí­cu­lo espaçoso e potente e quer fugir do visual clássico típico dos três volumes. Ficará posicionado entre o médio-compacto Cerato e o grande Cadenza, custando R$ 96,9 mil, mas podendo chegar a R$ 105,9 mil caso o cliente opte pelo teto solar duplo panorâmico, chave inteligente com botão de partida Start/Stop e faróis de xenônio.

Sucessor do Magentis, mas que em nada lembra o antigo modelo descontinuado em 2010, o veículo é impul­sionado por um motor a gasolina de 2.4 litros 16v, que rende 180 cavalos e torque máximo de 23,4 kgfm. Seus rivais dire­­tos são o Ford Fu­­­­sion 2.5 l (173 cv) e o Hyundai So­­na­­ta 2.4 l (178 cv), mas a Kia ainda coloca o Mercedes-Benz C180, o VW Passat e o BMW 320i como potenciais concorrentes.

A marca de­­ci­­diu trazer ape­­­­nas a versão com câmbio automático sequencial de seis marchas. O sistema dá a opção da troca via borboletas atrás do volante.

Visual

A dianteira traz a grade-assinatura da Kia, a chamada "boca de tigre", cercada pelos faróis de dupla parábola. O charme a mais fica por conta luz diurna em LED e os faróis de neblina separados pela entrada de ar. Para destacar este conjunto, um fundo preto que corta o para-choque de um lado ao outro.

O visual, na verdade, beira a esportividade. Ele é realçado pelas rodas aro 18" com pneus de perfil baixo (225/45) e pela linha de cintura alta, com caimento acentuado do teto até a coluna coluna C. O modelo não economiza em LEDs, que também aparecem nas lanternas traseiras. Por tudo isso, será difícil o Optima circular pelas ruas sem ser notado e, certamente, admirado.

Ao entrar na cabine, o mo­­­­­­­to­­­rista se depara com um painel estilo "cockpit" de avião. A angulação de quase 10° deixa os comandos do console sempre a mão. O esmero no acabamento é compatível com a proposta do sedã. O interior pode ser monocromático em preto ou em dois tons com o bege.

Completo

O Optima vem com um pacote completo de itens, como ar-digital dual zone com saída traseira; bancos de couro, sendo o do motorista com ajuste elétrico e memória; computador de bordo; câmera de ré com visor LCD no espelho retrovisor; piloto automático; sensores de chuva, crepuscular e de estacionamento; airbags frontais, laterais e de cortina; freios com ABS; controles eletrônicos de estabilidade e tração, entre outros.

A meta da Kia é comercializar perto de 3,2 mil unidades até o fim do ano. Número que, segundo o presi­dente José Luiz Gandini, poderia ser maior se o volume de importação não fosse limita­­do em cerca de 210 unida­des mensais, que serão distribuí­das pelas 167 concessionárias da marca. Ou seja, quem pretende comprar um Optima pode se preparar para esperar na fila. As cores disponíveis são preto, prata e branco.

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Sem GPS

Os primeiros lotes do Kia Optima não oferecem o sistema de navegação, nem como opcional. Mas, segundo a marca, o GPS estará disponível a partir do segundo semestre Já a tecnologia Bluetooh, que tem entre outras funções, atender o celular usando o sistema de áudio do carro, é um recurso que faz falta para um modelo desta categoria.

O jornalista viajou a convite da Kia do Brasil

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