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 | Guilherme Massuda MarinelliGMM Fotografia
| Foto: Guilherme Massuda MarinelliGMM Fotografia

Kombi completa neste 2 de setembro 60 anos da primeira unidade fabricada no Brasil. E mesmo sessentona e há quatro anos fora do mercado de novos, o icônico modelo continua a movimentar um comércio de fazer inveja a muitos utilitários da moda.

De 1957 a 2013 foram feitas mais de 1,5 milhão de unidades em solo brasileiro, sem que aparece um sucessor, o que faz dela um veículo ainda muito procurado, e não apenas por colecionador ou entusiastas.

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São cerca de 70 mil unidades negociadas ao ano, o que dá uma média de quase 6 mil exemplares ao mês. Números que colocariam a Kombi entre os dez carros mais vendidos no país atualmente.

Honda HR-V, por exemplo, modelo do segmento de SUV/ crossover mais emplacado no país, tem uma média de 3,9 mil unidades/mês, sendo o nono no ranking geral.

E o sucesso mesmo depois de aposentada não é só por aqui. Há Kombis clássicas bastante desejadas no exterior, que chegam a custar R$ 200 mil.

O motivo pela intensa procura é a mesma de quando ainda estava na ativa: preço acessível, disponibilidade de peças e mecânica simples. Sem contar a sua forte vocação para o trabalho, seja no transporte de mercadorias ou na mais recente aplicação, a de food truck.

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Ao se despedir da linha de produção em 2013, devido às exigências no Brasil para o uso obrigatório de airbags e ABS nos carros,  a van passou a ser ainda mais cultuada, e as datas simbólicas, mais festejadas. 

Dia Mundial da Kombi, em 22 de janeiro, e o Dia Nacional da Kombi (DNK), em 2 de setembro, ganharam status de megaevento e atraem milhares de fãs em exposições pelo Brasil.

Como o dia nacional em Curitiba, que será celebrado neste domingo (3) na Faculdade Sociesc - Tupy Curitiba, no Pinheirinho. A festa costuma atrair milhares de pessoas num dia inteiro de atração para todas as idades (confira abaixo), afinal a Kombi faz parte da vida das famílias há muitas gerações.

No local desfilarão centenas de exemplares da veterana van, além de diversos modelos antigos da Volkswagen, como FuscaKarmann-GuiaVariantSP2Brasília. Os entusiastas vêm de diferentes localidades do Brasil, como Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Brasília, Mato Grosso, Rio de Janeiro, entre outros.

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O ponto alto será uma fila gigantesca de Kombis nunca vista antes nas Américas, com mais de 800 metros de extensão. O feito está programado das 10h às 11h e terá o acompanhamento do Rank Brasil - uma espécie de ‘Guiness brasileiro’ - para a homologação do recorde nacional.

Participarão mais de 200 veículos enfileirados, que, em seguida, farão um desfile  no entorno do terminal do Pinheirinho. “Depois do passeio as Kombis ocuparão os três pátios da Sociesc, onde vamos alinhar lado a lado uma Kombi de cada ano, de 1959 a 2014”, adianta Rebuli.

A programação é variada, com a presença de Kombis multiestilos, no estilo conversível, ‘casa’, ‘funerária’ e até com portas ‘asa de gaivota’. Haverá também corrida de Kombis em escalas reduzidas, teste de baliza com Kombi de controle remoto e passeio em modelos antigas para a criançada.

Porém, a diversão não para por aí. O DNK terá ainda gincanas rápidas e divertidas, concurso Garota Vintage, shows musicais com a banda Sangue de Limão e Sertanejo Gustavo, sorteio de brindes para expositores e visitantes, espaço mulher e voo panorâmico de helicóptero, além do tradicional mercado de pulgas, com peças para todos os VW antigos.

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Para entreter pequenos e adultos, um convidado ilustre: o famoso Fusca Minnie, modelo sempre festejado nos eventos de carros antigos, com as presenças dos personagens Mickey e Minnie.

A organização convida os visitantes a levarem 1 kg de alimento não perecível para entregar na entrada do evento.

  • Kombi trailer foi uma das inúmeras variações recebidas pela Kombi.
  • Versão picape da Kombi, com motor a diesel.
  • Versão convencional da última leva da Kombi, de 2013.

HISTÓRIAS E CURIOSIDADES

  • O utilitário foi projetado pelo holandês Ben Pon na década de 1940. O nome vem do alemão Kombinationfahrzeug que quer dizer ‘veículo combinado’ ‘veículo multiuso’. 
  • Inicialmente com base no chassi do Fusca, o carro começou a ser fabricado na Alemanha em 1950. É o modelo de maior longevidade na história da indústria automotiva mundial e acumulou mais de 10  milhões de unidades produzidas ao redor do mundo.
  • Foi o primeiro modelo da Volkswagen a ser produzido no Bra­­sil. Em 1957 começam a ser fabricadas as primeiras unidades. Com um índice de nacionalização de 50%, ela tinha motor de 1.200 cilindradas. 
  • Menos de quatro anos mais tarde chegou ao mercado o modelo de seis portas, nas versões luxo e standard, e índice de nacionalização de 95%. 
  • Na década de 1970 começa a trajetória internacional da Kombi brasileira com as exportações para mais de cem países. Os principais mercados externos foram Argélia, Argentina, Chile, Peru, México, Nigéria, Venezuela e Uruguai.
  • Até 1984 foi equipada apenas com motores refrigerados a ar. 
  • Por aqui, o modelo ganhou duas reestilizações: em 1976 e outra em 1997. De 1967 a 2000, a marca produziu a versão picape, que possuía também uma configuração com cabine dupla.
  • Em 1997, uma versão mais moderna chega com o nome de Kombi Carat, apresentando novas soluções, como teto mais alto, porta lateral corrediça e a ausência da parede divisória atrás do banco dianteiro.
  • Em 2005 a Kombi passa a ser equipada com o motor 1.4 Total Flex (arrefecido a água), até 34% mais potente e cerca de 30% mais econômico do que o antecessor. A potência era de 78 cv quando abastecida com gasolina e 80 cv, com etanol. 
  • O projeto da Kombi fabricado no país era baseado no alemão T2, que foi aposentado ainda na década de 1970. Na Europa, a versão atual do furgão da VW é a T6 (sexta geração), conhecida como Transporter.

SERVIÇO
11.º DIA NACIONAL DA KOMBI

Quando: neste domingo (2)

Onde: Faculdade Sociesc - Tupy Curitiba, BR-116, km 106,5, 18.805, no Pinheirinho.

Horário: das 9h às 17h30.

Entrada: gratuita (vistantes a pé), R$ 30 (Kombi), R$ 20 (VW antigos em geral e estacionamento para os demais modelos) e R$ 10 (motos).

PROGRAMAÇÃO 

9h abertura do portão 1 (R$ 20 por veículo expositor - pátios 1 e 2) 

9h abertura do portão 2 (furafila - pagamento antecipado - exposição pátio central) 

9h30 check in para retirada do ‘kit do evento’ - 150 primeiras pessoas 

10h - 11h posicionamento das Kombis em fila para o registro do recorde 

13h - 14h gincana individual 

14h - 15h Concurso Garota Vintage DNK2017 

15h - 17h sorteio passeio helicóptero, brindes e camisetas 

17h - 17h30 encerramento do evento

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