• Carregando...
A KTM 1290 Super Duke R fez sucesso no Salão de Milão | Divulgação/KTM
A KTM 1290 Super Duke R fez sucesso no Salão de Milão| Foto: Divulgação/KTM

A KTM fez muito barulho ao apresentar a 1290 Super Duke R no Salão de Milão deste ano. E isso não é sentido figurado. Em um estande voltado para os modelos de tocada esportiva, a fábrica de Mattinghoffen (Áustria) fez questão de ligar o motor do seu novo protótipo para a assegurar a todos de que o som bestial – termo utilizado em mais de uma ocasião pela marca ao se referir à nova moto – que havia sido divulgado dias antes saía do escapamento Akrapovic do modelo ali presente.

Com linhas robustas e agressivas, o protótipo mostrado pela KTM conserva alguns traços da sua antecessora, como a forma poligonal do tanque de combustível, o chassi em treliça e as aletas laterais de formas triangulares. No mais, a rabeta mais alta, as saídas de escapes incorporadas abaixo do quadro dão a impressão de estarmos olhando para uma versão despida da superesportiva RC8 R que recebeu ainda um monobraço para segurar e exibir a estilosa roda traseira.

Embora a fábrica austríaca não tenha divulgado ainda nenhum dado concreto como a potência, torque ou mesmo o curso da suspensão, sabe-se que o protótipo partilha muitas características da RC8. Entre elas, está o propulsor de dois cilindros em "V" refrigerado a líquido de 1.195 cm³, que, segundo a KTM teve seu diâmetro retrabalhado para chegar às 1290cc que dão nome à naked.

A ausência de detalhes técnicos é compensada pela vasta lista de componentes de primeira linha. O protótipo da KTM endossa a vocação da marca para as pistas com diversas partes em carbono e feito em aço cromo-molibdênio. Além disso, a nova moto conta com suspensões WP desenvolvidas especialmente para ela, sendo monoamortecedor de ajuste a gás na traseira e garfo invertido na dianteira. Para segurar a fúria da nova moto, freios a disco com pinças Brembo em ambas as rodas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]