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Pesando 186 quilos a seco, a 990 Super Duke é arrisca e sua pilotagem exige experiência | Doni Castilho/Agência Infomoto
Pesando 186 quilos a seco, a 990 Super Duke é arrisca e sua pilotagem exige experiência| Foto: Doni Castilho/Agência Infomoto
  • O painel mescla informações analógicas e digitais
  • A dupla saída do escapamento é feita em aço inoxidável

Imagine que você pudesse fabricar sua própria motocicleta. Como você montaria a sua máquina e que componentes usaria? Com certeza vieram a sua cabeça as marcas mais conceituadas do segmento, como freios Brembo, rodas italianas da Marchesini e os famosos amortecedores da WP, marca que hoje pertence à KTM.

Pois foi isso que fez a KTM ao projetar a naked Super Duke 990. Pensando apenas no desempenho, a fábrica austríaca equipou a radical motocicleta com os melhores componentes disponíveis no mercado. Mas será que reunir tanta grife em uma motocicleta surte efeito positivo na pilotagem? Certamente, a resposta é sim!

Mesmo lhe cobrando por isso, — seu preço sugerido é de R$ 49.990 — a KTM 990 Superduke, vendida no Brasil, hoje é uma opção para quem deseja fugir de uma naked japonesa. Além das representantes nipônicas, leia-se Kawasaki Z1000, Honda CB 1000R e Suzuki B-King 1300, a MV Agusta Brutale 1090RR é uma concorrente direta neste segmento.

Herança esportiva

Embora seja uma naked, estilo caracterizado pela ausência de carenagem, a Super Duke 990 é equipada com um propulsor LC8 derivado da superesportiva austríaca RC8 R. Amansado e com menor capacidade cúbica, o motor produz 120 cavalos de potência a 9.000 rpm. Números que levam a Super Duke a romper facilmente os 160 km/h, sem precisar abrir o acelerador com muita vontade.

A grande característica deste motor, um bicilíndrico em V dispostos a 75°, com 4 válvulas por cilindro e duplo comando no cabeçote, é realmente o torque. Sem aerodinâmica, por se tratar de uma "moto pelada", o piloto não sente segurança em manter velocidades muito altas, mas sua aceleração é impressionante.

Entretanto, na cidade, essa motocicleta mostra todo seu lado "Super". São 10,20 kgfm de torque máximo a 7.000 rpm. Sim, a bordo da KTM Super Duke o piloto tem força à vontade em todas as faixas do motor. Aliás, essas particularidades fazem desta moto um "brinquedo" de gente grande. É fácil conduzi-la, mas levá-la ao extremo exigirá experiência e anos ao guidão.

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