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Você sabe qual é a calibragem correta do pneu de seu carro ou que tipo de óleo utiliza? Todas estas informações básicas e outras bem mais técnicas constam no manual do proprietário do veículo que, segundo uma pesquisa, só é lido por um a cada 10 brasileiros. O correto seria recorrer ao manual tão logo o carro fosse retirado da concessionária, porém, a prática mostra exatamente o contrário.

Um exemplo é o jornalista Gilberto Settim, de 24 anos. Proprietário de um Ford EcoSport comprado há pouco mais de um mês, ele admite que não leu o manual do veículo. E também confessa que esta não foi a primeira vez, porque também não se interessou em ler o manual de seus dois carros anteriores. Settim argumenta que até agora só agiu desta maneira pelo simples fato de ainda não ter precisado recorrer ao manual para solucionar algum problema.

Para o supervisor de vendas da Honda Niponsul, Edenílson Reinhardt, o jornalista não está sozinho nesta história. Ele explica que cada vez mais os compradores estão deixando de lado o livreto explicativo e o resultado pode se transformar em prejuízos. "Se o cliente não lê o manual, ele desconhece as informações fundamentais e acaba prejudicando a manutenção de seu carro". O supervisor aponta ainda que as queixas mais freqüentes ouvidas pelos usuários, como danos causados no motor por inserção irregular de fluídos, poderiam ser facilmente evitadas com a leitura do guia de manutenção.

Hábito

A opinião de Reinhardt é compartilhada por José Eduardo Bastos, gerente de vendas da concessionária Toyota Sulpar. Ele, que admite só ter lido o primeiro manual após entrar para o ramo automobilístico, acredita que as causas para este péssimo hábito sejam culturais. "O brasileiro gosta, na verdade, de dar aquele velho jeitinho e resolver tudo na hora", diz. Este exemplo pode ser atribuído ao engenheiro químico Luís Gustavo Frevolin, de 32 anos, que recém adquiriu um Peugeot 307. "Eu ainda não li o manual do carro e acredito que só vou fazê-lo em casos de necessidade".

Conforme o gerente da Toyota Sulpar, a montadora japonesa já estuda formas de contornar essa situação. Uma delas é a criação de um guia rápido do proprietário. Uma espécie de manual resumido com as dicas e comandos mais importantes. "Assim, o comprador não poderá mais usar a desculpa da grossura do manual para se eximir da responsabilidade de consultá-lo", brinca Bastos.

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