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Nos próximos dias, o trânsito de Curitiba ficará mais luxuoso. Pelas ruas da capital desfilará um dos carros mais sofisticados já produzidos pela Toyota: o Lexus LS 460L. O sedã grande chega ao Brasil pela "bagatela" de R$ 450 mil e, por enquanto, apenas um consumidor curitibano terá o privilégio de dirigir o top de linha da montadora japonesa, já que a concessionária Toyota Sulpar, importadora do produto, tem apenas um pedido confirmado. Para se ter uma idéia da exclusividade, até hoje somente três unidades foram comercializadas no Paraná – a linha Lexus foi lançada em 1989 e atualmente está na quarta geração.

Na semana passada, à convite da Sulpar, a reportagem da Gazeta do Povo conheceu a versão LS 460L e pôde entender o por quê do modelo ter sido eleito o "Carro do Ano em 2007" no Salão do Automóvel de Nova Iorque (EUA), ocorrido em abril. Em pouco menos de uma hora de test-drive foi possível avaliar inúmeros aspectos, desde design e qualidade a performance e segurança, quesitos que o levaram a superar 28 concorrentes na eleição.

Combinando luxo e sofisticação, o carro faz questão de adicionar a palavra desempenho ao seu vocabulário, pois traz sob o capô um V8 de 4.6 litros, que rende 347 cavalos de potência e 51 kgfm de torque (força) máximo. Aliás, característica que só pôde ser apreciada quando o Lexus ganhou a BR-227, sentido Ponta Grossa. Com ajuda da primeira caixa de velocidades automática do mundo com oito relações, o sedã comprovou na prática que é capaz de chegar aos 96 km/h em pouco menos de 6 segundos. O som do V8 é atraente, mas a bordo passa quase despercebido, mesmo quando se acelera com vigor, devido ao ótimo isolamento acústico e aos vidros duplos.

Conforto e segurança

Quando se pisa no pedal direito a resposta do propulsor é percebida de imediato, porém a sensação na cabine é de se flutuar pela estrada tamanho o nível de assistência à condução e dirigibilidade. O sistema de suspensão multilink e o Controle Dinâmico de Velocidade deixam o veículo isento de qualquer vibração indesejada.

Apesar das dimensões (5,15 m de comprimento por 1,87 m de largura e 3,09 m de entreeixos) e do peso acima da média (quase duas toneladas), o Toyota mostra-se sempre "na mão", considerando que o seu terreno favorito é a auto-estrada. Para auxiliar na segurança, o condutor tem a disposição diversas inovações tecnológicas, como um mecanismo que avisa o motorista, via alarme e sinal luminoso, da aproximação lateral de um veículo, e a direção com assistência elétrica que varia em função da condução: em cidade o volante torna-se mais leve, em estrada e a velocidade mais elevadas vai "endurecendo" para melhorar o dirigir.

Salta aos olhos a quantidade de botões na cabine. Várias funções podem ser comandadas no próprio volante, como o sistema de som e o piloto automático, e outras tantas no console central, ou mesmo no monitor de LCD de 9 polegadas sensível ao toque, localizado no centro do painel. Por ele é possível visualizar o espaço externo traseiro captado por uma câmara de auxílio ao estacionamento.

O pacote de sofisticações conta ainda com o sistema automático de abertura das portas por aproximação da chave, volante e assento com aquecimento e ventilação, com possibilidade de regulagem individual de temperatura e três níveis de personalização nos ajustes. O revestimento interno é em couro e acabamento traz apliques em madeira.

Se conduzir é um prazer, viajar atrás é igualmente tentador. As poltronas são reclináveis e o vão para os bancos dianteiros enormes, o que permite uma posição de pernas confortável. Há ainda regulagem elétrica individual dos bancos, com memória personalizada dos ajustes. O entretenimento à bordo fica sob responsabilidade de um sistema de áudio da Mark Levinson, composto de 19 alto-falantes e capacidade para 10 CD’s de MP3.

Visual

Por fora, o visual imponente do Lexus chama atenção por onde passa. A dianteira exibe um estilo mais americanizado (com uma grade generosa) e a traseira revela uma certa agressividade, pelo desenho dos faróis e pela forma elipsoidal das duas ponteiras de escape nas extremidades do pára-choques. O sedã vem calçado com rodas de 19’’ e pneus 245/45.

Nos Estados Unidos, seu principal mercado, a Lexus é uma marca que concorre "ombro a ombro" com a BMW e a Mercedes. Por aqui, a LS 460 ainda espera diminuir a distância para os rivais Audi A8, BMW Série 7 e Mercedes Classe S.

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