Muitas vezes esquecido durante um longo período de estiagem, o sistema de limpador de pára-brisa do automóvel precisa passar por manutenções periódicas. Vale lembrar que esse equipamento não deixa de ser um item de segurança, pois garante a boa visibilidade do motorista em caso de chuva.
A primeira providência é manter as borrachas do limpador sempre limpas. De acordo com Paulo Souza, gerente de Assistência Técnica da Bosch, fabricante de palhetas de pára-brisa, essa manutenção visa remover a gordura que se acumula no vidro e que, exposta ao sol, acaba ressecando a borracha. "Se este componente não estiver em perfeitas condições, a aderência com o vidro não será perfeita, resultando na má drenagem da água, o que reduz a visibilidade do motorista", alerta.
Mesmo com a limpeza freqüente, as palhetas do limpador devem ser trocadas anualmente, ou até menos, se a região for muito seca, observa Gustavo Yanes, gerente de Pós-Venda da Barigüi Veículos, revenda Fiat em Curitiba. Na hora da substituição, acrescenta ele, o dono do veículo deve ficar atento para o código da palheta, ou para a relação de carros a que se destina o jogo, pois cada automóvel tem um modelo específico. Hoje, o custo de um par de palhetas varia de R$ 10,5 (um conjunto de uma marca paralela para um carro popular) a R$ 106 (um kit original para um modelo médio).
Tony Jachtchechen, sócio-proprietário da loja de autopeças e acessórios Chen Chen, também na capital, lembra ainda que os motoristas devem inspecionar periodicamente o nível do líquido do lavador de pára-brisa. Ele ressalta que a água colocada no recipiente (localizado junto ao motor) deve ser misturada a um detergente especial desenvolvido especificamente para desengordurar o vidro (que custa entre R$ 4 e R$ 7). "Não se deve usar detergente comum, mas sim um apropriado para automóveis, que não ataca a borracha do limpador ou mesmo a pintura do carro", completa Jachtchechen.
Periodicamente, também deve ser feita uma revisão da parte elétrica do limpador. Além disso, a haste que sustenta a palheta precisa ser inspecionada. Devido a qualquer problema externo este componente pode entortar e, nesse caso, o funcionamento também ficaria prejudicado, já que as borrachas poderiam não encostar direito no vidro.
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