• Carregando...
A fábrica da Ford em São Bernardo do Campo produz o hatch premium Fiesta, que sairá de linha com o fim das atividades no local. | Ford / Divulgação
A fábrica da Ford em São Bernardo do Campo produz o hatch premium Fiesta, que sairá de linha com o fim das atividades no local.| Foto: Ford / Divulgação

Grupo Caoa, que produz veículos da coreana Hyundai e da chinesa Chery, está disposto a comprar a fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP), que terá as atividades encerradas até o fim do ano. Segundo a agência Reuters, ainda não haveria acordo fechado para o negócio.

Em nota, a Caoa ressalta que tem "forte parceria" com a Ford há quatro décadas, por ser a maior distribuidora da marca na América Latina. 

>> Ford mata o Fiesta. E agora, como ficam as peças?

"Dessa forma, é natural que a Caoa e a Ford conversem sobre futuros negócios, assim como ocorre com outras empresas sempre que há uma boa oportunidade", diz o comunicado. 

A empresa alegou, porém, que até o momento "não há nenhuma definição ou compromisso para a aquisição da planta".

>> Caoa Chery lança Tiggo 7, mais um degrau na evolução do carro chinês

Uma das concessionárias da Caoa em Curitiba, que vende carros da Hyundai, possui quatro andares e é a maior da marca no país.
Renyere Trovão / Gazeta do Povo

Caoa, que é uma abreviatura do nome do seu fundador, Carlos Alberto de Oliveira (hoje presidente do conselho de administração, surgiu em 1979 como uma cadeia de concessionárias.  Virou importador oficial das marcas Renault, Subaru e Hyundai.

Nos últimos anos começou a produzir veículo por meio de uma parceria com a Hyundai e, mais recentemente, com a chinesa Chery, comprando metade da operação da marca asiática no Brasil.

Os veículos do grupo são produzidos e montados em duas fábricas: em Jacareí (SP) e Anápolis (GO), que, somadas, possuem capacidade produtiva de 136 mil veículos por ano.

>> Marcas precisam de carros rentáveis para não fechar fábrica ou ameaçar ir embora

Isenção e incentivos para atrair comprador

No dia 19 de fevereiro, a montadora norte-americana anunciou que fecharia a unidade de SBC e sairia do negócio de caminhões no país, bem como no restante da América do Sul. 

Nesta semana o governador do estado de São Paulo, João Doria, disse haver três interessados na compra das instalações da montadora e que está empenhado em manter os empregos que a planta gera na região.

A fábrica da Ford no ABC emprega cerca de 4,5 mil empregados de forma direta e indireta.
Ford / Divulgação

A busca de um novo projeto para a fábrica poderia salvar 4,5 mil empregos diretos e indiretos. O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, afirmou estar disposto a conceder incentivos fiscais para atrair o comprador para a fábrica. 

Uma das possibilidades é oferecer descontos no Imposto Sobre Serviços (ISS). A cidade já concede abatimentos de até 30% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para quem gerar e manter acima de 50 novas vagas.

Negociação nos EUA

Em paralelo à busca por novos interessados na fábrica, dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC confirmaram que no dia 7 serão recebidos por executivos da matriz, nos EUA, e vão apresentar um plano de viabilidade da fábrica.

O presidente do sindicato, Wagner Santana, salientou que os trabalhadores não querem fazer papel de corretor de imóvel para vender a fábrica, mais sim mostrar à matriz que a planta é viável. 

Os operários esperam que se repita o ocorrido em 1998, quando a Ford anunciou 2,8 mil demissões. Na época, após reunião na matriz, a decisão foi suspensa. Cortes ocorreram ao longo dos meses seguintes, por meio de programa de voluntariado (PDV).

>> Caoa Chery Tiggo 5X tem tudo para peitar HR-V, Creta e cia, mas pode esbarrar no preço

Ford quer concentrar a produção na fábrica de Camaçari (BA), pois alega que ela é mais produtiva e mais lucrativa. É lá que são feitos atualmente os modelos KaEcoSport, os mais vendidos da marca, enquanto no ABC são feitos caminhões - segmento em que o grupo vai deixar de atuar - e o Fiesta, que sairá de linha. 

Santana afirmou ainda que, até o dia 7, serão realizados vários protestos dentro e fora da fábrica, que continuará com a produção paralisada.

>> Arrizo 5 mostra que Caoa Chery não viverá só de SUVs

A Ford alega necessidade de voltar ao lucro sustentável na América do Sul, onde registrou prejuízos de US$ 4,5 bilhões entre 2013 e 2018. O Brasil é o maior mercado da marca na região. 

O grupo passa por reestruturação global e nesta terça-feira também houve protesto de trabalhadores da fábrica de engrenagens na França, que tem 800 funcionários e também será fechada. 

SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM
Visualizar esta foto no Instagram.

PERSEGUIÇÃO INUSITADA Uma perseguição policial agitou as ruas de Sarandi, na região de Maringá (Norte do Paraná), no início da noite de sexta-feira (8). E o que chamou a atenção era o veículo usado pelo fugitivo: um kart. Uma câmera de segurança flagrou o momento da inusitada ‘corrida’ por uma das ruas da cidade. Foram 20 minutos de ‘pega’ até o piloto do kart ser rendido pelos policiais. Segundo a PM, houve uma denúncia de moradores de que um homem, de 30 anos, dirigia o carrinho de competição de maneira perigosa por algumas vias, inclusive na contramão. Assim que a viatura chegou ao local, ele desobedeceu à ordem de parada e perseguição teve início. O transgressor foi preso e o kart apreendido. #kart #perseguicaopolicial #policiamilitar #sarandi #gazetadopovo #pilotodekart

Uma publicação compartilhada por Automóveis Gazeta do Povo (@autogazetadopovo) em

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]