A alemã EDAG antecipou na segunda-feira aquele que será o seu destaque no Salão de Genebra, em março: o EDAG Light Car-Open Source, um estudo de veículo elétrico que traz uma série de ideias inovadoras que podem ser utilizadas pela indústria no futuro.
A criatividade já começa na construção do carro. Ele é feito de fibra basáltica, um material 100% reciclável. Outro ponto chave do conceito é o emprego dos chamados O-LEDs ou "organic LEDs", luzes que, projetadas sobre uma superfície plana, compõe tanto o painel de instrumentos como o desenho dos faróis traseiros. A tecnologia permite que o motorista configure o console e o painel de instrumentos à sua maneira, colocando os "botões", como o de ar-condicionado, ou os de mostradores, como o de velocidade, na posição e no tamanho que preferir, semelhante ao desktop de computador. Os O-LEDs também mostram versatilidade quando aplicados na traseira do veículo. Eles podem indicar a intensidade das frenagens, por meio de um gradiente, ou mesmo projetar informações na superfície translúcida para o motorista que vem atrás, como a indicação de que há tráfego intenso adiante. Quanto à parte mecânica, o Light Car é impulsionado por motores elétricos independentes instalados nas rodas, unidades que também concentram os freios e as suspensões.
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