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| Foto: Malagrine/Mercedes-Benz

A aposentadoria da Kombi em 2013 deixou uma lacuna no segmento de vans e furgões médios que até hoje não foi preenchida pela Volkswagen e seus concorrentes. Fiorino, Uno Furgão e Doblò, da Fiat, Renault Kangoo e Peugeot Partner são os modelos que mais se aproximam da proposta multiuso da ‘Velha Senhora’, porém ainda não entregam a mesma versatilidade que deixou saudade em muitos microempresários e frotistas.

A Mercedes-Benz decidiu se mexer para tentar suprir, ou pelo menos amenizar essa ausência. A marca alemã começa a vender a partir de novembro a van Vito, com preços que variam de R$ 104.990 a R$ 139.990

Malagrine/Mercedes-Benz

O modelo, que já faz sucesso na Europa, é uma espécie de irmã menor da Sprinter, sendo, inclusive, produzida na mesma fábrica na Argentina. Ele se diferencia dos modelos citados acima por combinar uma boa capacidade de carga com versões de transporte de passageiros mais requintadas. Como pesa menos de 3,5 mil kg, o utilitário pode ser dirigido por condutores habilitados na categoria B (acima deste peso só com CNH C em diante).

A versão furgão, por exemplo, possui uma capacidade para 1.225 kg de carga útil e compartimento com 6 m³, quase o dobro da Doblò – 620 kg e 3,2 m³ de volume –e um pouco inferior à Renault Master (1.500 kg e 8 m³), que atua no patamar das vans maiores, como a própria Sprinter , Fiat Ducato e Citroën Jumper, e exigem motoristas com habilitação profissional.

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A Vito também é pouco maior na comparação com a Kombi furgão, que tinha capacidade para 1 tonelada e 4,8 m³ de espaço. Ou seja, a Mercedes aposta nesse vazio hoje existente entre os pequenos e os grandes furgões.

Passageiros

E assim como a veterana da Volks, a Vito também pode transportar mais do que duas pessoas. Aliás, de 7 a 8, dependendo da versão. A marca alemã pretende explorar o mercado de vans de passageiros, geralmente usado para o transporte de turistas e funcionários. Seria uma opção mais compacta e ágil que os utilitários maiores.

Malagrine/Mercedes-Benz
Malagrine/Mercedes-Benz

O modelo vem equipado com o motor 1.6 diesel, de 114 cv e 27,5 kgfm de torque, na versão furgão 111 CDI e com o bloco 2.0 turboflex, de 184 cv, o mesmo que equipará o Classe C e GLA nacionais quando saírem da fábrica de Iracemápoli  (SP), no primeiro semestre de 2016.Ambos associados ao câmbio manual de seis marchas.

O Vito possui 5,14 m de comprimento, 3,20 m de entre-eixos e 1,91 m de altura, dimensões se assemelham às dos concorrentes JAC T8 e Kia Grand Carnival, Chrysler Town and Country quando o assunto é transporte de passageiros. A chinesa custa R$ 91.990, enquanto a familiar sul-coreana sai por R$ 244.900 e a norte-americana R$ 249.900.

Conhecido na Europa por Classe V, o carro recebeu 5 estrelas no teste de colisão feito pelo Euro NCAP para a proteção do motorista e passageiros. Na Europa, o modelo também oferece transmissão automática e um interior mais refinado, com apliques que imitam madeira e central multimídia.

Apesar de não revelar a expectativa de venda, é provável que ela gire perto de 500 unidades/mês, ou seja, mais do que a Sprinter.

Versões

Vito 111 CDI: R$ 104.990 (sem ar-condicionado) e R$ 109.990 (com ar)

Carroceria furgão. Carga útil: 1.225 kg. Volume do compartimento: 6m³. Motor: 1.6 diesel, de 114 cv e 27,5 kgfm.

Itens de série: direção elétrica, som com bluetooth/USB, controles de tração e estabilidade, assistentes de monitoramento de cansaço, de partida em rampa e de vento lateral.

Vito Tourer 119 Comfort 8+1: R$ 129.990

Versão para passageiros. Motor: 2.0 turboflex, de 184 cv.

Itens de série: Adiciona ar-condicionado frontal e traseiro, assentos com fixação Isofix e cintos de três pontos.

Vito Tourer 119 Luxo 7+1: R$ 139.990

Itens de série: Acrescenta bancos em courino com inclinação individual, volante multifuncional, painel de instrumentos mais completo, farol de neblina, rodas de liga leve e para-choque na cor do veículo.

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