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A versão Tourer é para o transporte de passageiro e possio motor 2.0 turboflex. | Malagrine/Mercedes-Benz
A versão Tourer é para o transporte de passageiro e possio motor 2.0 turboflex.| Foto: Malagrine/Mercedes-Benz

A lacuna deixada pela Kombi em 2013 no mercado de vans e furgões médios até hoje não foi preenchida. A Mercedes-Benz então decidiu amenizar essa ausência e apresenta o Vito, um utilitário que estará disponível para venda em novembro, com preços que variam de R$ 104.990 a R$ 139.990.

O modelo, que já faz sucesso na Europa, é menor que a Sprinter, a outra van da marca, sendo, inclusive, produzida na mesma fábrica na Argentina.

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Ele se diferencia de algumas opções disponíveis no mercado, como Fiorino e Doblò, da Fiat, Renault Kangoo e Peugeot Partner, por combinar boa capacidade de carga e versões de transporte de passageiros mais requintadas. Como pesa menos de 3,5 mil kg, o utilitário pode ser dirigido por condutores habilitados na categoria B (acima deste peso só a partir da carteira C).

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A versão furgão possui capacidade para 1.225 kg de carga útil e compartimento com 6 m³, quase o dobro da Doblò – 620 kg e 3,2 m³ de volume – e um pouco inferior à Renault Master (1.500 kg e 8 m³), que atua no patamar das vans maiores, como a própria Sprinter , Fiat Ducato e Citroën Jumper.

O Vito também é pouco maior na comparação com a Kombi furgão, que tinha capacidade para 1 tonelada e 4,8 m³ de espaço. Ele pode transportar 7 ou 8 passageiros, dependendo da versão.

O utilitário vem equipado com o motor 1.6 diesel, de 114 cv e 27,5 kgfm de torque, na versão furgão 111 CDI e com o bloco 2.0 turboflex, de 184 cv, o mesmo que equipará o Classe C e GLA nacionais quando saírem da fábrica de Iracemápolis  (SP), no primeiro semestre de 2016. Ambos associados ao câmbio manual de seis marchas.

Em dimensões, o Vito possui 5,14 m de comprimento, 3,20 m de entre-eixos e 1,91 m de altura.

Em um breve test-drive realizado nas dependências da fábrica da Mercedes, em São Bernardo do Campo (SP), foi possível perceber que graças ao conjunto formado por motorização, espaço interno e estabilidade, o Vito é uma boa opção para atender comerciantes, frotistas e famílias com mais de três filhos.

Itens de série

O furgão Vito 111 CDI (R$ 104.990 sem ar-condiconado e R$ 109.909, sem ar) traz direção elétrica, som com bluetooth/USB, controles de tração e estabilidade, assistentes de monitoramento de cansaço, de partida em rampa e de vento lateral.

A versão para passageiros Vito Tourer 119 Comfort 8+1 (R$ 129.990) adiciona ar-condicionado frontal e traseiro, assentos com fixação Isofix e cintos de três pontos.

Já a Vito Tourer 119 Luxo 7+1 (R$ 139.990) acrescenta bancos em courino com inclinação individual, volante multifuncional, painel de instrumentos mais completo, farol de neblina, rodas de liga leve e para-choque na cor do veículo.

*O jornalista viajou a convite da Mercedes-Benz
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