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Com 4,11 metros de comprimento e 2,59 de entre-eixos, o carro é maior que o Mitsubishi TR4 e mais espaçoso que o Ford EcoSport | Fotos: Renyere Trovão/ Gazeta do Povo
Com 4,11 metros de comprimento e 2,59 de entre-eixos, o carro é maior que o Mitsubishi TR4 e mais espaçoso que o Ford EcoSport| Foto: Fotos: Renyere Trovão/ Gazeta do Povo
  • Interior traz motivos circulares por todo lado, volante pequeno e velocímetro gigantesco
  • Traseira se manteve fiel ao estilo já clássico da família MINI

O porte foge um pouco do padrão da marca, mas a aparência não deixa dúvidas: é um MINI. A Countryman é uma versão anabolizada do hatch esportivo inglês. Com um estilo "fora-de-estrada" e jeitão de SUV (utilitário esportivo, na sigla inglesa), é o maior modelo da família MINI. E ao contrário do irmão menor, pode levar os ocupantes com folga (até cinco ocupantes), sem incomodar joelhos e cabeça.

A reportagem do Automóveis, Motos & Cia teve a oportunidade de andar na versão S ALL4, a mais cara e completa, por sinal. Ter uma em casa significa desembolsar R$ 145,7 mil. Porém, há outras opções "mais em conta" que proporcionam a mesma sensação de exclusividade, típica da MINI. As versões Pepper e Chili partem de R$ 108.750 e R$ 115.150, respectivamente. Trazem motor 1.6 litro a gasolina, de 4 cilindros e 16V, com 120 cavalos de potência e 16,4 kgfm de torque. A apimentada S começa em R$ 138.750 com o mesmo propulsor, mas sobrealimento por um turbocompressor que eleva a potência para 184 cv e 24,5 kgfm. A transmissão automática sequencial de seis velocidades equipa todas os acabamentos, com opção de trocas na alavanca e no volante.

A S ALL4 é a única versão que vem com sistema inteligente de tração nas quatro rodas. Ele monitora as condições de rodagem e aderência do carro e distribui a tração de acordo com a necessidade. Em casos de emergência, o mecanismo pode aplicar toda a tração ao eixo traseiro. Durante a avaliação, encaramos alguns pisos enlameados e escorregadios, com aderência mínima, e o sistema deu conta do recado.

Quanto ao consumo, a média entre cidade e estrada ficou abaixo dos 8 km/l. Só para constar, já que o público desse tipo de carro pouco se preocupa se o preço da gasolina su­­biu ou desceu.

Visto de frente ou pelo retrovisor, o Countryman deixa de lado a "cara simpática" do tradicional compacto e impõe presença no trânsito com suas linhas mal-encaradas formadas pela grade frontal dividida em forma de boca e pelos faróis ovalados que mais lembram um par de olhos.

No interior o charme fica por conta da iluminação ambiente por LED, que pode ter cores e luminosidade ajustados ao gosto do motorista. No MINI, os botões de controle são estilosos, em forma de comandos de avião (alavancas com duas posições do tipo ligado/desligado). O volante pequeno e anatômico e a direção direta e pesada permitem que o condutor tenha total controle do carro, principalmente nas curvas, que po­­dem ser contornadas com pé embaixo, sem medo. É possível aumentar a dose de adrenalina ao apertar a tecla Sport: direção e suspensão fi­­cam ainda mais enrijecidas e o motor ronca mais alto, a ponto de se ouvir "pipocos" dos escapamentos que lembram um carro de corrida.

O pacote de segurança dispõe de faróis com duplo facho de xenônio, air bags frontais, laterais e de cabeça, freios com ABS e com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), controle automático de tração (ASC+T) e dinâmico de estabilidade (DSC), este último opcional.

Para quem já dirigiu um MINI sabe que o velocímetro não é aquele marcador que está atrás do volante (este é o contagiros), mas sim o círculo gigantesco que encabeça o console. No Countryman, o computador de bordo fica ao centro do contagiros, pelo qual o condutor pode alternar informações de controle e até avistar a velocidade sem desviar tanto os olhos. Há ainda outra tela sensível ao toque no centro do enorme velocímetro, que reúne todas os da­­dos e ajustes do veículo e mais sistemas de som, telefonia via Blue­tooth, navegador e até televisão (opcional).

A vasta lista de equipamentos se completa com piloto automático; apoio de braço central dianteiro, ar-condicionado automático, controle de distância para estacionamento traseiro (PDC), rodas de liga leve 18", teto solar elétrico, sensor de chuva e acendimento automático de faróis, entre outros.

Serviço:

O modelo avaliado foi cedido pela Euro Import MINI – (41) 3014-9800.

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