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Modelo importado da Hungria estreou no país em janeiro na versão com motor 1.8, de 180 cv | Divulgação
Modelo importado da Hungria estreou no país em janeiro na versão com motor 1.8, de 180 cv| Foto: Divulgação

Concorrência

Modelo alemão se aproxima do Corolla

O preço do A3 Sedan 1.4 se aproxima da tabela do Toyota Corolla Altis (R$ 92.990), a versão mais cara do médio japonês. São ‘apenas’ R$ 1,9 mil a mais, que podem virar um trunfo para a Audi roubar clientes do concorrente ‘indireto’.

O carro alemão vem de série com controles de tração e de estabilidade, sistema start/stop, que desliga o motor em paradas curtas, e faróis bixenônio, itens que não aparecem no Altis. Em contrapartida, o japonês traz câmera de ré, GPS, luzes neblina, ajuste elétrico para o banco do motorista, sensores de estacionamento e iluminação – pacote não disponível no A3 mais em conta.

O Corolla usa motor 2.0 flex aspirado, com 154 cv contra os 122 cv gerados pelo 1.4 turbo do sedã europeu. Ambos, porém empatam em saídas e retomadas – com os mesmos 20,3 kgfm de torque. No três-volumes japonês, o câmbio é CVT, que simula sete marchas, com trocas por borboletas atrás do volante. No alemão, ele é automático de sete velocidades com dupla embreagem. No entre-eixos, que favorece o espaço interno, o Audi mede 2,63 m ante os 2,70 m do Toyota.

  • Padrão Audi oferece nível de equipamentos satisfatório e ambiente premium
  • Versão Atraction vem com GPS e comandos no volante

Encontrar sedãs de marcas premium numa faixa de preço abaixo dos R$ 100 mil era algo inédito no Brasil. A partir desta semana já não é mais. A Audi divulgou a sua nova tabela de fábrica e nela o A3 Sedan aparece por R$ 94.800. Trata-se da versão 1.4 TFSI, com turbo e injeção direta de combustível, de 122 cavalos de potência e 20,39 kgfm de torque. Até então o sedã, importado da Hungria, estava disponível no país apenas no propulsor 1.8, de 180 cv e 25,4 kgfm, ao custo inicial de R$ 113,5 mil.

A opção de entrada teve de abrir mão de alguns mimos presentes no topo de linha, como a troca dos bancos em couro por assentos em tecidos e sem o ajuste elétrico; rodas de liga leve aro 16 no lugar do aro 17 da versão 1.8; ar-condicionado com apenas uma zona de resfriamento; e nada de faróis de neblina.

Volante multifuncional e bluetooth no conjunto de som também foram retirados, porém, eles entram na lista de série da configuração intermediária, a Attraction, outra novidade da tabela e com preço sugerido de R$ 99.900.

Mas nem por isso, a versão menos potente do carro deixa de agradar pelo nível de equipamentos. A começar pela transmissão automatizada S-tronic de dupla embreagem e sete marchas, com baixo nível de trancos e sensação de esportividade.

Há também faróis bixenônio, controle de estabilidade (ESP), direção elétrica, suporte Isofix para cadeirinhas infantis, lanternas traseiras com LEDs, vidros laterais e traseiros com isolamento térmico e cabine com estilo moderno e requintado.

O pacote Attraction agre­ga, além do volante mul­­­­­­­­­ti­­­­­fun­­cional, borboletas pa­­­ra trocas manuais das marchas e sistema de áudio MMI, com rádio, navegador e bluetooth. Os opcionais incluem assentos totalmente revestidos em couro sinté­­tico, piloto automático, sensor de estacionamento traseiro e teto solar elétrico.

Desempenho

O motor 1.4 é o mesmo usado pelo pequeno A1 vendido no país e da mesma família (EA211) que equipa o Golf 7, no entanto, com uma configuração diferente, uma vez que no hatch são 140 cv e 25,5 kgfm de torque. Segundo a Audi, o sedã acelera de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos e chega à velocidade máxima de 212 km/h.

A previsão é de que a partir de 2015 o A3 Sedan co­mece a ser produzido na fábrica de São José dos Pinhais, compartilhada com a Volkswagen, de onde sairá também no próximo ano o Golf 7 nacionalizado.

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