Curitiba Os novos integrantes da família Volvo VM já contam com motores eletrônicos (common rail) de 6 cilindros e que atendem as exigências de emissões de gases da legislação Conama 5 (Euro 3) do Brasil. A cabine traz nova frente, com faróis redesenhados, grades e painéis frontais. A coluna de direção é regulável e o banco do motorista vem com suspensão pneumática, ajustável ao peso do motorista; vidros com acionamento elétrico, ar-condicionado e piloto automático são alguns itens disponíveis para o caminhão. O chassi, por sua vez, está bem mais resistente por ser feito de longarina de aço LNE 60 (os dos concorrentes é com aço LNE 50). O VM 310 incorpora em seu trem de força a mesma caixa de câmbio de 14 velocidades disponibilizada pela Volvo nos seus modelos extrapesados, o FH e o NH. Para a motorização de 260 cv, a opção de caixa é uma Eaton de 10 velocidades. (RT)
Saiba mais
* A cabine foi desenvolvida sob o conceito de célula de sobrevivência, que tem áreas de deformação específica para preservar a segurança em caso de acidente.
* Mesmo com a baixa cotação do dólar, a Volvo espera exportar de 20% a 30% dos veículos produzidos em Curitiba. A maior parte vai para os países da América Latina.
* Com a chegada dos novos modelos VMs, a expectativa da montadora é vender em 2006 perto de 3 mil semipesados até o fim deste ano a previsão é de 1,8 mil veículos.
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