Na edição 2018 do MS Trade Show Curitiba - O Motor Show - uma das atrações foi a construção em tempo real de um Ford Tudor 1930. O desafio chamado "Missão Hot Rod" é uma referência ao estilo de carros que chamam a atenção pelo visual exótico e motores possantes.
O modelo foi concebido durante os três dias de evento, consumindo 36 horas de trabalho e envolvendo 18 profissionais e dez empresas da área de fabricação automotiva. A construção do veículo em tão pouco tempo foi algo inédito no Brasil.
E o desafio foi mantido para a edição 2019 do MS Trade Show, que começa nesta sexta-feira (2) e vai até domingo (4) (confira abaixo horários e ingressos). Desta vez a "Missão Hot Rod" terá como alvo uma picape, que nascerá a partir de uma dinâmica um pouco diferente à do ano passado. Em vez de construir "do zero", o hot será montado, em dois dias, com os componentes previamente produzidos "do zero".
"O intuito é que o público presente possa conferir com mais detalhes e interatividade o processo de montagem final de um hot rod", explica Evandro Rui Fernandes, responsável pelo planejamento e logística do projeto.
No ano passado quase não houve essa interação, pois o processo de construção era intenso e mal sobrava tempo para conversar com o público e repassar as informações sobre o que estava sendo feito, salienta Rafael Casagrande, organizador do MS Trade Show.
Motor Ford da década de 1970
A partir das 15h desta sexta-feira os visitantes começam a conferir a montagem de uma picape 1931, com a participação de empresas, oficinas e profissionais do Paraná. Ela será equipada com motor quatro cilindros Ford 2.3 OHC, com potência estimada entre 200 a 250 cv.
O propulsor foi emprestado de modelos Ford da década de 1970 e 80, usado no Mustang (pós-74), Maverick, Rural, F-75, entre outros. "Trata-se de um motor relativamente robusto, simples e confiável, sendo uma opção interessante para projetos de veículos antigos modificados", observou Evandro.
>> Renegade, Duster, Jimny… Os SUVs 4×4 mais em conta no Brasil
>> Projeto propõe fim da obrigatoriedade de fazer autoescola para tirar a CNH
>> Motor turbo: derrubamos 7 mitos da tecnologia que invade o Brasil
O propulsor está sendo repaginado e preparado para receber uma sobrealimentação, além de um sistema completo de gerenciamento eletrônico fornecido pela InjePro, de Cascavel (Oeste do estado). O conjunto mecânico inclui ainda um câmbio manual de cinco marchas e eixo diferencial Dana 44 estreitado e com autoblocante.
A suspensão dianteira independente é projeto da Bochesko Hot Rods (Curitiba), enquanto que o sistema Four-Link da suspensão tem a assinatura da Jokers Hot Rods (Campo Largo).
O projeto conta com as mesmas oficinas do ano passado, com incremento nas parcerias. São 25 profissionais de 10 empresas/oficinas e outros 10 parceiros.
Oficinas e profissionais
- Bochesko HotRods, Miuds Garage, Lakester.com.br, Jokers Hot Rods and Custom Cars, C&W Auto Elétrica, Mecânica QG 4x4, Brettas Motorsport, Vfort Pneus, Orbit Pinstripe Curitiba e Tony Woods.
Parceiros
- InjePro - Injeção Eletrônica, Turbinas Master Power, O Motor Show, Leonelo Radiadores, OGK Performance, PSI Cabos, Blasco Clothing, Alvorada Autopeças e PPG, Maxxis e Baterias Santa Cecília.
MS TRADE SHOW 2019
- Quando? 2 a 4 de agosto
- Onde? Usina 5 - Curitiba (PR) - acesso público/estacionamento: Rua Constantino Bordignon, 5, no Prado Velho.
- Que horas? Sexta-feira: 18h às 22h/ Sábado: 10h às 22h/ Domingo: 10h às 18h.
- Ingressos? R$ 30 (diário)/ R$ 50 (passaporte sexta e sábado)/ R$ 60 (passaporte três dias).
- Obs. 1: crianças até 10 anos tem entrada gratuita. Acesso de menores de 18 anos liberado mediante acompanhamento dos pais ou responsáveis, devendo apresentar documento de identificação pessoal com foto do menor e do seu responsável.
- Obs. 2: Por se tratar de evento comercial (feira de negócios), exclui-se a obrigatoriedade da disponibilidade de carga de ingressos para compra meio-ingresso.
- Confira os locais de venda antecipada e a programação completa
SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião