• Carregando...
Protótipo Yamaha EC-MIU propõe ser um triciclo elétrico fácil de pilotar até mesmo por quem nunca andou de moto | Arthur Caldeira/Infomoto
Protótipo Yamaha EC-MIU propõe ser um triciclo elétrico fácil de pilotar até mesmo por quem nunca andou de moto| Foto: Arthur Caldeira/Infomoto
  • O scooter gigante Burgman Fuel Cell da Suzuki usa hidrogênio como combustível
  • Conceito de superesportiva elétrica Honda RC-E tem suspensões Öhlins e freios Brembo
  • Adiva, conhecida por seus scooters com teto, mostrou triciclo elétrico
  • Triciclo conceito E-Canopy é uma alternativa limpa e silenciosa para entregas

Como já é tradição, o Salão de Tóquio, no Japão, oferece aos visitantes uma amostra do que pode ser o futuro das motos ecologicamente corretas. Apostando mais em modelos elétricos e conceituais do que propriamente em lançamentos, a 42.ª edição do Tokyo Mo­­tor Show exibe motos futuristas.

A Honda mostra com seu conceito Moto Compo EV que a integração entre carro e moto pode ser uma opção para a mobilidade no futuro. Equipado com uma bateria elétrica, que pode ser retirada e utilizada para alimentar outros aparelhos, o scooter Moto Compo EV tem menos de um metro de comprimento e pode ser dobrado e encaixado no conceito Micro Commuter, um pequeno carro elétrico para uma pessoa.

Já o original E-Canopy busca unir a praticidade do Gyro, um triciclo já produzido em série pela montadora, com o funcionamento silencioso e limpo de um veículo elétrico. Dotado de um teto, o E-Canopy é visto pelos projetistas da montadora como uma excelente alternativa para a entrega de encomendas, uma vez que não emite poluentes e também nenhum ruído, sendo duplamente "correto".

Mas sem querer abandonar o que denomina de "Fun to Ride", ou seja, diversão ao pilotar, a gigante japonesa apresentou ainda um protótipo de superesportiva elétrica, a RC-E. Inspirada nas clássicas RC, as motos de competição da marca, o modelo esportivo tem as dimensões de uma moto de 250cc. Se por um lado abre mão do motor convencional a combustão interna, a RC-E não economiza na parte ciclística. Apesar de viáveis do ponto de vista da engenharia, os modelos de duas rodas elétricos da Hon­­da ainda estão distantes das ruas e, principalmente, do Brasil.

Mais integração

No estande da Yamaha, outros quatro modelos conceitos. Dois deles elétricos. A compacta bicicleta Paswith assistida por um motor elétrico também é facilmente dobrável. Já a EC-MIU propõe ser um triciclo elétrico fácil de pilotar até mesmo por quem nunca andou de moto. Com desempenho semelhante aos scooters de 50cc, o EC-MIU foi projetado pensando nas mulheres, já que o desenho do banco permite que seja pilotado até de saia. Afinal, no Japão diferentemente do Brasil, as motos e scooters são vistos como alternativas viáveis e possíveis para o trânsito carregado dos grandes centros.

As outras duas novidades da Yamaha, entretanto, traziam motores de combustão interna, mas com um desenho de vanguarda. A YS125 Moegi faz uma releitura das linhas da primeira motocicleta fabricada pela marca, a YA1, mas com linhas mais leves que chegam a lembrar uma bicicleta. Equipada como motor de refrigeração a ar e 125cc, a Moegi é uma elegante motocicleta retrô.

Já a XTW 250 Ryoku de 250cc pretende ser uma boa companheira de aventuras. Além de trazer pneus off-road do tipo "balão", conta com um grande bagageiro para se carregar barraca e saco de dormir.

Pequenas distâncias

Reforçando seu compromisso com a diminuição da emissão de po­­luentes, a Suzuki resolveu apostar no slogan "Small cars for a big future" (carros pequenos para um gran­­de futuro). Também fabricante de automóveis revelou o Swift EV Hybrid com motor elétrico e a gás que atenderia aos anseios dos proprietários do modelo e sem po­­luir, uma vez que pesquisas revelaram que os Swift a gasolina rodam em média de 20 a 30 km/l no Japão.

Como alternativa, a Suzuki apresentou o scooter Let´s, que tem motor elétrico na roda traseira com sistema regenerativo de energia nos freios. A bateria teria autonomia para cerca de 30 km. Exibiu ainda o Burgman Fuel Cell, com célula de combustível alimentada por hidrogênio e que emite nada mais do que água.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]