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O propulsor é capaz de gerar até 187,3 cv de potência levando a moto a superar os 305 km/h | Divulgação/MV Agusta
O propulsor é capaz de gerar até 187,3 cv de potência levando a moto a superar os 305 km/h| Foto: Divulgação/MV Agusta
  • A superbike italiana será montada pela fábrica da Dafra em Manaus (AM)

A MV Agusta F4 é a segunda mo­­to europeia de alto desempenho a brigar com os modelos japoneses no mercado nacional de su­­per­es­­portivas. Entretanto, ao con­­trário da BMW S1000RR, a superbike italiana não será im­­portada, mas sim montada aqui pela fábrica da Dafra em Manaus (AM), junto com duas versões da naked Bru­­ta­­le. Segundo a montadora, os técnicos brasileiros reproduzem exatamente a bateria de testes realizados em Va­­rese, na Itália, para ga­­rantir que o consumidor daqui tenha acesso à mesma moto que está disponível aos motociclistas do Velho Mundo.

O Brasil é o primeiro país fora da Itália a receber uma linha de montagem da marca que, segundo o diretor de Vendas Umberto Uccelli, planeja ter 1.200 motos da grife italiana comercializadas já no primeiro ano da parceria com a Dafra. O objetivo é, em pou­­cos anos, transformar o Bra­­sil no terceiro maior consumidor de motos MV Agusta, perdendo apenas para os mercados italiano e francês.

Com design exótico, a F4 prima pela simplicidade e minimalismo na dianteira, com o conjunto óptico, com forma de losango – e equipado com lâmpadas de xenônio – e pela luz de estacionamento dividida em duas barras paralelas colocadas na ponta da rabeta pouco acima das quatro ponteiras do escapamento. Mas, mostra sua agressividade nas linhas da carenagem, feitas em ângulos agudos nas laterais e também no para-brisa. As saídas de ar facilitam a eliminação do ar quente produzido pelo motor, o que auxilia o sistema de refrigeração e melhora o desempenho da moto.

Motor

A MV Agusta F4 é impulsionada por um motor tetracilíndrico, 16 válvulas, de 998 cm³ com comando duplo no cabeçote (DOHC) e com refrigeração a líquido. O propulsor é capaz de gerar até 187,3 cv a 12.900 rpm, potência suficiente para levar a moto a uma velocidade máxima de 305 Km/h. O torque má­­ximo de 11,4 kgfm a 9.500 rpm é contido pelos freios Brembo de fixação radial na dianteiro, sendo disco duplo flutuante de 320 mm na roda da frente e disco simples de 220 mm na traseira.

Duelo de status

Com previsão de início das vendas em dezembro, a MV Agusta F4 chega ao mercado brasileiro com o preço sugerido de R$ 68 mil. Valor superior aos das tradicionais superesportivas japonesas de 1000 cc, como a Honda CBR 1000RR Fireblade (R$ 58 mil, na versão com freios ABS), Yamaha YZF-R1 (R$ 57 mil) e Suzuki GSX-R (R$ 58.900).

Todavia, o público da F4 é o mesmo da BMW S 1000RR, que sai por R$ 62.400 em uma configuração semelhante à da italiana. Trata-se de um consumidor que, além da paixão pela velocidade, busca um produto que seja caracterizado pelo status e exclusividade. Predicados esses que a MV Agusta F4 tem de sobra.

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