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As dimensões da geração anterior foram mantidas – ele mede 4,86 m de comprimento e 1,83 m de largura | Fotos: Divulgação/Nissan
As dimensões da geração anterior foram mantidas – ele mede 4,86 m de comprimento e 1,83 m de largura| Foto: Fotos: Divulgação/Nissan
  • A grade larga na frente do Altima caracteriza a identidade atual da Nissan
  • Interior sem extravagância em termos de texturas ou detalhes

A Nissan lança no Brasil a quinta geração do Altima. O modelo, que passará a disputar espaço no segmento de sedãs grandes, também servirá como vitrine para a tecnologia e sofisticação que a marca japonesa desenvolve em seus carros. Oferecido apenas na versão 2.5 SL, com motor de 182 cv, o Altima começa a ser vendido nesta semana pelo preço de R$ 99.800. A estimativa da Nissan é emplacar 250 unidades até os primeiros meses de 2014.

Produzido nos Estados Unidos, onde é o modelo mais vendido da marca, o Altima mudou muito em relação a sua geração anterior. O design é novo. A grade larga caracteriza a identidade atual da Nissan, que inspirou também o Novo Sentra, aliada ao para-choque encorpado e que abriga os faróis de neblina. As lanternas, assim como os faróis, têm desenhos que lembram setas.

Suas dimensões foram mantidas – ele mede 4,86 m de comprimento e 1,83 m de largura. No interior não há extravagância em termos de texturas ou detalhes, mas a elegância das linhas e o equilíbrio de cores torna o acabamento bem superior ao Altima antigo.

O espaço interior é generoso tanto na fileira dianteira quanto na traseira. Chama a atenção os bancos dianteiros, desenvolvidos com ajuda da NASA para criar uma sensação de "gravidade zero". De acordo com Ana Serra, gerente de produto da Nissan, estes bancos, utilizando um novo formato articulado, ajudam a reduzir as cargas musculares e na coluna vertebral, melhorando o fluxo de sangue, o que contribui para a menor fadiga.

Equipamentos

Como é comum em carros destes segmentos, a lista de equipamentos de série é extensa e com alguns itens sofisticados. Entre eles estão: acendimento automático dos faróis, ar-condicionado digital de duas zonas, banco do motorista com ajuste elétrico para 10 posições e com aquecimento, teto solar com acionamento elétrico, volante revestido de couro com aquecimento, controles de áudio, piloto automático, Bluetooth, câmera de ré com imagem integrada ao display central, entre outros.

No que se refere a segurança, além dos seis airbags, o Altima oferece três novas tecnologias de segurança. Com uma atualização no sistema de câmera traseira do sedã (que exibe suas imagens na tela multimídia do console central), o equipamento é capaz de avisar sobre carros e motos que estejam em movimento nos pontos cegos do sedã, alertar o motorista no caso de o carro começar a sair inadvertidamente da faixa de rolagem e até mesmo informar sobre pessoas se movimentando atrás do carro durante uma manobra de marcha à ré, mesmo que elas estejam fora do ângulo de visão da câmera.

Motor

O motor é um 2.5 de 182 cavalos de potência e 24,8 kgfm de torque, que trabalha com a nova transmissão CVT, que combina respostas de aceleração imediata com eficiência de consumo. Já a suspensão traseira multibraços e os amortecedores ZF Sachs usadas no sedã vieram diretamente dos carros premium. Com este conjunto, o controle do sedã ficou muito mais suave, com direito a correções automáticas da traseira em curvas em alta velocidade.

Mesmo assim, a vida do Altima não será fácil já que terá como concorrente o Ford Fusion com preços entre R$ 95.900 (2.5 Flex, 167 cv) e R$ 124.990 (2.0, híbrido, 190 cv combinados), além dos coreanos Hyundai Sonata e Azera, do alemão Volkswagen Passat e do francês Peugeot 508.

O jornalista viajou a convite da Nissan

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