• Carregando...
Carro será equipado com mesmo motor 1.6 do March e do Versa. | Divulgação/Nissan
Carro será equipado com mesmo motor 1.6 do March e do Versa.| Foto: Divulgação/Nissan

A Nissan confirmou nesta segunda-feira (4) que o SUV compacto Kicks - a marca o trata como um crossover - será produzido no Brasil, na planta de Resende (RJ). A notícia foi dada pelo presidente global da marca, Carlos Ghosn. Este será o primeiro modelo da categoria de jipinhos urbanos da fabricante a ser lançado no país.

O carro compartilhará a mesma plataforma do March e do Versa, que já têm produção nacional. Sob o capô, o Kicks ganhará o motor 1.6 Flex de 111 cavalos, que também equipa a dupla.

Conforme adiantou Ghosn, o carro trará muito dos traços vistos no conceito. “A Nissan inventou o primeiro crossover em 2003, com o lançamento do Murano. Desde então, nós nos estabelecemos como líderes globais de crossovers com modelos como Juke, Qashqai e X-Trail, que têm tido grande sucesso. O Kicks irá levar a expertise única da Nissan em crossovers para novos mercados”, disse Ghosn.

O modelo foi exibido pela primeira vez, como conceito, no Salão de São Paulo de 2014, sendo eleito o protótipo mais bonito do evento. No Salão de Buenos Aires do ano passado, ele também foi um dos destaques. “

A fábrica brasileira deverá abastecer o mercado local e de outros países da América Latina. Para isso, a marca fará um investimento de R$ 750 milhões em três anos e abrirá 600 novas vagas de trabalho.

Segundo o presidente da Nissan do Brasil, François Dossa, o índice de nacionalização do Kicks, inicialmente, será de 74%. Para se ter uma ideia, o March tem hoje 68% de componentes nacionais, mas o objetivo é chegar aos 80% até o fim do ano.

O Kicks mistura características de vários segmentos, como utilitário esportivo, minivan e sedã. A novidade botará mais lenha para esquentar a briga entre os ‘jipinhos’ urbanos compactos, que conta com Honda HR-V, Jeep Renegade, Ford EcoSport, Renault Duster, entre outros.

A Nissan não confirma a data de lançamento. Entretanto, acredita-se que o modelo chegue ao mercado até o mês de agosto, quando serão realizadas as Olimpíadas do Rio de Janeiro, evento do qual ela é patrocinadora. Será uma ótima vitrine para um carro global.

Além do Kicks, a marca terá como novidades para 2016 as versões automáticas do March e do Versa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]