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Antes mesmo de fabricar automóveis, a BMW já produzia motos em sua fábrica de Munique, no sul da Alemanha. Para desenhar as linhas agressivas da F800S, porém, a inspiração veio dos aviões de guerra, primeiro ramo de atividades da marca, fundada em 1916. Quase 90 anos depois, a BMW apresenta a sua primeira motocicleta com carenagem parcial, dois cilindros paralelos e 798 cm3 de cilindrada. Para uma marca conhecida pelas motos de alta cilindrada, pode parecer pouco. E é. Ter porte e peso médios – são 182 quilos – é o grande apelo da F800S. A exemplo das irmãs maiores, a "F" tem freios eficientes, ciclística privilegiada e acabamento de fazer inveja às motos japonesas. A F800S tem câmbio de seis marchas e transmissão final por correia dentada. A semicarenagem não esconde o motor, mas oferece proteção suficiente para o piloto acima dos 100 km/h. O painel tem display digital com indicador de marcha engatada, entre outras funções. Velocímetro e conta-giros são analógicos. A motocicleta que foi lançada oficialmente no 2.º BMW Motorrad Biker Meeting, ocorrido no início do mês em Gramado (RS), já está sendo comercializada na Star News, revenda da marca em Curitiba, por R$ 57,9 mil mais o frete.

Selo do Inmetro no capacete

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) divulgou a resolução que regulamenta o uso de capacetes para motociclistas. Ela obriga os condutores e passageiros de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado e quadriciclo motorizado a utilizarem o equipamento com certificação do Inmetro. O capacete deverá ter elementos reflexivos, como faixas, de 18 centímetros quadrados na parte lateral e traseira. Ele também deve possuir viseira ou óculos de proteção e a noite o uso de viseira no padrão cristal fica obrigatória. A multa para o não cumprimento da resolução será de R$ 191,54 e a infração será considerada gravíssima. A fiscalização começará em maio de 2007.

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