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O visual mantém grande parte dos elementos que caracterizavam o original de 2004 | Divulgação/BMW
O visual mantém grande parte dos elementos que caracterizavam o original de 2004| Foto: Divulgação/BMW

No Brasil

Marca ameaça desistir de fábrica

A BMW ameaçou desistir dos planos de construir uma fábrica de montagem de veículos no Brasil se novas medidas impostas pelo governo impedirem a produção lucrativa no país.

"Não iremos para o Brasil para termos prejuízo", disse diretor de produção da BMW, Frank-Peter Arndt, a jornalistas durante reunião anual do grupo em Munique, na Alemanha. Atualmente, os planos da montadora de carros de luxo envolvem a construção de uma fábrica em São Paulo ou Santa Catarina.

A própria montadora vinha afirmando que esperava uma decisão sobre a fábrica para o fim de 2011, mas a elevação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de veículos importados, anunciada em setembro pelo governo, teria atrasado o processo.

A nova geração do BMW Série 1, principal estrela da marca no Salão de Frankfurt do ano passado, co­­meça a ser vendida em abril no Brasil. O hatch, que utiliza a plataforma do Série 3, estreia inicialmente no país em três opções de acabamento – básica, Urban e Sport – todas com motor 1.6 turbo de 170 cavalos. Para maio, a BMW pretende trazer uma quarta versão, chamada "Full", que será a top de li­­nha. Seus principais concorrentes, por enquanto, são o Audi A3 e Vol­­vo C30. A nova geração do Audi A3, o Mercedes-Benz Clas­­se A e Volvo V40, lançados neste mês no Salão de Genebra, só chegam no próximo ano.

O preço sugerido da configuração mais simples do hatch parte de R$ 113.370. Por conta do aumento do IPI para importados, houve acréscimo de R$ 8.370 ante a tabela do modelo anterior. Esta versão oferece equipamentos como ar-condicionado, volante multifuncional revestido em couro, controles dinâmicos de estabilidade e de tração, controle de frenagem em curvas, partida de motor por bo­­tão, sistema start-stop, que desliga o motor quando não está sendo usado, e airbags frontais, laterais e do tipo cortina.

Com o pacote Urban, que acrescenta itens como revestimento interno em couro e tecido, o preço do Série1 sobe para R$ 119,2 mil. Se a escolha for pelo 118i Sport, a conta fecha em R$ 122,9 mil. A pintura metálica acrescenta R$ 1 mil ao valor final.

O visual mantém grande parte dos elementos que caracterizavam o original de 2004. No entanto, o carro agora está maior. São 4,32 metros, 8,5 cm a mais, e 2,69m de entre-eixos, 3cm maior. A largura de 1,76 também marca 1,4cm a mais enquanto a altura ficou no mesmo 1,42m. O porta-malas, por sua vez, comporta 360 litros que podem ser ampliados pelo banco bipartido.

Desempenho

O motor Prince 1.6 16V produzido em conjunto com a PSA é o mesmo que anima modelos como o Peugeot 3008, RCZ e 408, sem falar nos Mini Cooper. Com injeção direta, comandos variáveis de válvulas e turbocompressor de alta pressão, o motor rende 170 cv a 4.500 rpm e torque de 25,4 kgfm de 1.500 rpm a 4.500 rpm, contra os 138 cv e 18,4 kgfm gerados pelo 2.0 16V do 118i antigo – o 116i conta com 136 cv. O câmbio é automático de oito marchas, que ajuda a levar o hatch aos 100 km/h em 7,5 segundos e atingir a máxima de 225 km/h, contra 10,1s e 204km/h. A tração traseira permanece.

De acordo com a BMW, este motor do novo Série 1 é mais eficiente e até 10% mais econômico, graças à tecnologia TwinPower Turbo. Até o fim do primeiro semestre, a BMW irá trazer a versão 116i. Mais comedida, ela tem motor 1.6 de 138 cv de potência a 4.400 rpm e 22,4 kgfm de torque entre 1.350 e 4.300 rpm.

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