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O Honda CR-V 2012 teve a carroceria toda redesenhada. O carro ficou mais curto e mais baixo, mas o espaço interno foi mantido | Divulgação/Honda
O Honda CR-V 2012 teve a carroceria toda redesenhada. O carro ficou mais curto e mais baixo, mas o espaço interno foi mantido| Foto: Divulgação/Honda
  • O motor 2.0 do novo CR-V passou a ter 155 cavalos de potência, contra 150 cv na linha anterior
  • Central inteligente no painel reúne diversas informações
  • Alavanca no porta-malas é usada para rebater bancos

O Honda CR-V chega à quarta geração com novidades no vi­­­sual, na potência, na transmissão e em uma nova categoria. O mo­­delo deixa de ser um SUV e passa a ser considerado um crossover, segundo a montadora, devido "ao espaço, versatilidade e dirigibilidade".

A linha 2012 já está nas concessionárias e pode ser encontrada em três versões: LX 4X2 automática e manual e EXL 4X4 automática. A transmissão me­­cânica é novidade e dá ao consumidor a opção de encontrar o mo­­delo por um preço menor. Em Curitiba, a LX manual custa a partir de R$ 85,7 mil, en­­quanto a automática começa em R$ 90,9 mil. Já a EXL tem preço mínimo de R$ 106 mil na ca­­pital. Os valores variam de uma concessionária para outra.

O Honda CR-V 2012 teve a carroceria toda redesenhada. O carro ficou mais curto e mais baixo, porém o espaço interno foi mantido. O porta-malas, inclusive, teve sua capacidade am­­pliada em 30 litros. Agora, com os bancos traseiros na posição normal, o modelo leva 589 litros até a altura dos vidros e 1.054 li­­tros até o teto. Com os bancos rebatidos, os números saltam para 1.146 litros e 2.007 litros, respectivamente. O rebatimento dos bancos do CR-V 2012 fi­­cou mais simples. Basta usar uma alavanca localizada no por­­ta-malas ou a alça na lateral do banco traseiro.

A nova geração conta, ainda, com o i-MID (intelligent Multi-Information Display). Trata-se de uma central inteligente, que exibe em uma tela de LCD diversas informações, como sistemas de áudio e de navegação, computador de bordo, imagem da câ­­mera de ré e conexão Bluetooth, e opera como interface para customização do veículo. Isso sem contar o botão ECON, que ativa e desativa a função de assistência à condução econômica.

Mais forte

O motor 2.0 do novo CR-V passou a ter 155 cavalos de potência, contra 150 cv na linha anterior. O torque máximo é de 19,4 kgfm e ocorre a 4.300 rpm. Ou­­tra inovação é o Real Time, sistema de tração presente na versão EXL que age automaticamente quando é necessária maior tração e aderência. O top de linha também tem o Hill Start Assist (HSA), que auxilia o motorista em subidas e descidas, mantendo o carro freado por dois segundos até que seja feita a troca do pé do freio para o acelerador.

O novo CR-V 2014 pode ser encontrado em cinco cores: Preto Cris­­tal, Cinza Titanium, Cinza Paladium, Prata Metálico e Bran­­co Tafetá. Em Curitiba, con­­sumidores interessados na cor branca estão tendo de esperar para levar o carro para casa.

Sérgio Bessa, gerente geral comercial da Honda, diz que tem fila de espera pelo modelo em todo o país, mas que a ex­­pec­­tativa é de regularizar a ofer­­ta em abril. A montadora japonesa tem planos ambiciosos para o CR-V este ano. Em 2011 foram emplacadas 16.282 unidades e a meta é fechar 2012 tendo vendido entre 25 mil e 30 mil veículos. Se a previsão se confirmar, a Honda vai encerrar o ano com um aumento de, no mínimo, 53% nas vendas do CR-V.

A jornalista viajou a convite da Honda.

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