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O segmento de picapes médias – que tem como concorrentes a Chevrolet S10, Toyota Hilux, Mitsubishi L200, Ford Ranger e Nissan Frontier – terá boas novidades até o fim de 2008. Serão novos modelos produzidos no Mercosul (leia-se Brasil e Argentina) e lançamentos importados.

Para manter a liderança no segmento, a General Motors já vem promovendo melhorias na campeã de vendas S10. A picape sofreu em 2005 uma ligeira reestilização e, no início deste ano, ganhou uma versão flex. O próximo passo deverá ser o lançamento de uma picape mais sofisticada, que seria importada do Japão – provavelmente a Isuzu D-Max (com a logo Chevrolet). A S10 continuaria a ser produzida como modelo de entrada.

A Mitsubishi, por outro lado, começa a sentir que sua L200 está perdendo o fôlego. Por conta disso, a idéia é produzir na fábrica de Catalão (GO), ainda este ano, a nova geração da picape, com visual igual ao da tailandesa Triton. O estilo é radicalmente diferente do modelo atual, com linhas arredondadas e modernas.

A Nissan, lanterna do segmento, também resolveu adotar a estratégia de importar uma picape mais sofisticada. A aposta será a nova Frontier, que virá a partir do segundo semestre da Tailândia, por cerca de R$ 130 mil (o mesmo valor praticado para um primeiro lote que foi trazido no início deste ano). Maior e mais robusta, a picape tem a frente igual a do jipe Pathfinder. Como no caso da S10, a Frontier nacional continuará a ser feita como modelo de entrada.

Além disso, duas picapes de origem indiana serão produzidas no Mercosul até o fim de 2008. A Mahindra começa a fabricar até o fim do ano um modelo em Manaus (AM), que terá motor diesel 2.7 de 112 cv. A Fiat, por sua vez, confirmou que vai montar, a partir do próximo ano, a picape Tata TL Sprint, com sua marca, na Argentina. O motor deve ser um turbodiesel 2.3 litros de 134 cv. A Tata é o maior fabricante de carros da Índia.

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