i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Legislação de trânsito

Bolsonaro entrega à Câmara projeto que altera as regras da CNH; veja o que muda

    • Gazeta do Povo, com Estadão Conteúdo
    • 04/06/2019 13:25
    Foto: Divulgação
    Foto: Divulgação| Foto:

    O presidente Jair Bolsonaro entregou nesta terça-feira (4) à Câmara dos Deputados o projeto de lei que faz diversas alterações no Código de Trânsito.

    A principal delas é a ampliação de 20 para 40 pontos no limite para a suspensão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). A medida também duplica a validade do documento, passando para dez anos. "A proposta é simples e atinge a todos os brasileiros", afirmou Bolsonaro.

    O presidente estava acompanhado dos ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. A proposta foi entregue nas mãos do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e líderes partidários.

    "Estamos desburocratizando, seguindo orientação do presidente Bolsonaro", disse Freitas.

    O projeto de lei agora será analisada pelas comissões da Câmara e depois ser votada por deputados e senadores para posterior sanção.

    Principais pontos do projeto

    • Aumento de 20 para 40 o limite de pontos, num período de 1 ano, para a suspensão da CNH.
    • A prorrogação da validade da carteira de motorista de 5 para 10 anos para pessoas até 65 anos.
    • Ampliação da validade da CNH para idosos de 2 anos e meio para 5 anos.
    • Fim da exigência de exame toxicológico para motoristas profissionais.
    • Fim da exclusividade dos Detrans de credenciar clínicas médicas para o exame obrigatório.
    • Contran (Conselho Nacional de Trânsito) passa a ter poderes de uniformizar a interpretação e os procedimentos quanto à legislação de trânsito e determina a competência para o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) centralizar documentos eletrônicos de trânsito.
    • Veículos continuarão obrigados a manter luz baixa acesa em rodovia, mas com duas diferenças. A primeira é que deixa de haver multa (apesar de continuar o acréscimo de pontos). A segunda é que a exigência agora é só para rodovia de faixa simples.
    • Possibilidade de o Contran liberar bicicletas elétricas sem maiores exigências.
    • Exigência de cadeirinha para crianças nos veículos.

    >> Seguro obrigatório DPVAT deve ser extinto

    Jair Bolsonaro em reunião com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Foto: Pablo Valadares/ Câmara dos Deputados
    Jair Bolsonaro em reunião com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Foto: Pablo Valadares/ Câmara dos Deputados

    "O projeto tem a ver com a nossa economia. Aos que têm reclamado eu tenho falado: 'procure um taxista, procure um motorista de ônibus, motorista de caminhão, (procurem) quem vive no trânsito. Muito rapidamente, (esse motorista) perde não é só a carteira (de motorista), perde a sua carteira de trabalho, na verdade."

    Jair Bolsonaro, presidente da república.

    Haverá casos especiais que determinam um tempo menor do que 10 anos padrão, conforme o texto elaborado pelo Ministério da Infraestrutura. É o caso de indícios de deficiência física, mental ou de progressividade de doença que venham a diminuir a capacidade do motorista de dirigir.

    Em abril, Bolsonaro afirmou que havia boa receptividade no Congresso em relação ao aumento no número de pontos para que haja a suspensão da CNH. “No atual cenário, é muito fácil atingir os 20 pontos. [O motorista] é emboscado em todo o lugar", salientou o presidente à época.

    >> CNH em queda: confira os motivos que tiram o interesse de jovens em dirigir

    Tarcísio Freitas também já tinha dado detalhes da proposta, informando que para aquelas faltas mais graves, como a questão de dirigir depois de beber, o projeto vai simplificar e, assim, acelerar o processo de suspensão da carteira.

    O ministro da Infraestrutura informou que, atualmente, o processo de suspensão em casos de infrações graves e gravíssimas chegam a ser analisadas por seis instâncias. A partir da nova medida, o trâmite cairá para três instâncias antes de o motorista ter o direito de dirigir suspenso.

    "Puniremos com mais celeridade o condutor que comete infrações mais graves e também aumentaremos a quantidade de pontos para aqueles que cometem infrações mais leves. Já o distraído, que passa repetidamente num pardal, não faz sentido ele perder a carteira com 20 pontos."

    Tarcísio Gomes de Freitas, ministro da Infraestrutura

    Índice de violência no trânsito

    Em fevereiro deste ano, o presidente Jair Bolsonaro havia dito numa rede social que o governo anunciaria em breve a ampliação da validade da CNH.

    E justificou afirmando que a mudança integrava um pacote de medidas que visava a desburocratização do trânsito e a diminuição dos custos nos processos.

    À época, Tarcísio Freitas argumentou que a renovação do documento a cada cinco anos não trouxe melhorias nos índices de violência no trânsito e sinalizou que a validade poderia ser até mesmo superior aos 10 anos.

    >> Erros que você comete ao volante e talvez nem saiba

    "O número de infrações continuará o mesmo. Não é isso vai influenciar no número de mortes. Se isso vai fazer aumentar as coisas, é falso, não vai. Há muita ilação e pouca base jurídica para isso (esse argumento)", afirmou Freitas após participar de uma audiência na Comissão de Infraestrutura do Senado.

    Foto Felipe Rosa/ Tribuna do Paraná
    Foto Felipe Rosa/ Tribuna do Paraná| Tribuna do Paraná

    "(Hoje), os Detrans não conseguem operacionalizar os processos de suspensão do direito de dirigir, então não está servindo para nada, a pessoa atinge 20 pontos e não tem o direito suspenso", comentou o ministro. "É melhor aumentar para 40, dar um alívio para esses motoristas", emendou, pontualmente que os processos administrativas para infrações graves, como embriaguez ao volante e a prática de racha, estão sendo encurtados.

    >> Fiat terá motor turbo só a etanol com consumo igual ou melhor que motor a gasolina

    De acordo com o ministro, o número de acidentes poderá ser reduzido através da melhoria na condição das estradas, construção de pontos de descanso para caminhoneiros e em ações de educação.

    "Já houve época em que você tirava a carteira de motorista com 20 anos e só renovava com 40. E isso é bastante razoável, porque é quando você começa a perder um pouco da acuidade visual, a vista começa a falhar, e é necessário renovar os exames de vista.”

    Tarcísio de Freitas.

    SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM

    65 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 65 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

    • G

      geraldo elísio milagres

      ± 0 minutos

      queria saber se neste ano ainda vão ser aprovadas as alterações pretendidas por bolsonaro no ctb, seria uma ótima este ano.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • A

        AV

        ± 117 dias

        Para o presidente fazer o congressos perder tempo com aprovação de novas leis de trânsito, o país já deveria ter resolvido seus problemas econômicos, educacionais, de segurança, etc... Resumindo, o planejamento de prioridades neste governo está de vento em popa!! Parabéns, presidente!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • K

          Klin

          ± 118 dias

          Só beneficia os infratores contumazes e insentiva mais violência no trânsito.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • N

            Neto

            ± 118 dias

            Vamos ver se vc está certo.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • N

          Neto

          ± 118 dias

          Abaixo a Lei Seca. Tolerância zero é para ignorantes que não entendem que se pode perfeitamente aceitar um pequeno nível de álcool no sangue (algo como 2 latinhas) sem que isso tire a capacidade de conduzir em segurança.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • N

            Neto

            ± 118 dias

            Abaixo o politicamente correto. Beber socialmente e se em riagar são coisas totalmente diferentes.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • P

          Pedro Mesquita

          ± 118 dias

          O fim da obrigatoriedade de exame toxicológico para motoristas profissionais é absurdo, é a liberação do "rebite" para caminhoneiros, do uso de anfetaminas e cocaína ao volante.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          2 Respostas
          • P

            Paulista

            ± 117 dias

            Absurdo é o motorista de caminhão ter que fazer este exame e outros motoristas e/ou motociclistas ficarem isentos de fazer e poder sair dirigindo e/ou pilotando drogados . A lei tem que ser igual para todos.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • N

            Neto

            ± 118 dias

            A fiscalização continuará. Quem entende do assunto diz que esse exame na renovação era inócuo. Vale investigar.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • R

          Rodolfo

          ± 118 dias

          Qualquer diminuição na burocracia é bem vinda, parabéns Presidente.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • G

            Gerônimo Portugal

            ± 118 dias

            Todas as vezes que levei multa eu estava errado e foi merecida. O valor me fez pensar melhor. A playboyzada agora podem dirigir igual uns malucos pois pagam tranquilos e não perdem carteira nunca com 40 pontos.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            6 Respostas
            • N

              Neto

              ± 118 dias

              Marcelo S.: Cara não foi isso que falei. O que disse é que um agente público poder te multar, podendo ocasionar sua suspensão da CNH e perda do emprego, sem precisar produzir a prova (uma foto p.ex.) é um arbítrio absurdo.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • M

              Marcelo

              ± 118 dias

              Neto: tá bom, e vc acha legal uma pessoa dirigir olhando para a tela do celular e digitando totalmente desatento com a via? Qual a dificuldade em colocar o cinto? olha eu desisto.. o povo tem o que merece.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • N

              Neto

              ± 118 dias

              André Luiz de Souza Vicenzi: tem 5 anos para punir.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • A

              André

              ± 118 dias

              A questão é que 20 pontos é um número pequeno. Os playboys não perdem carteira de qualquer jeito porque o DETRAN está atulhado de processos. E não tem sentido cobrar depois de muitos anos. A pena perde o efeito prático.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • N

              Neto

              ± 118 dias

              Emerson: adiciono as multas em que o agente de trânsito não precisa te parar nem ter nenhum registro (foto, p.ex.) como é o caso de dirigir ao celular ou sem cinto. Não tem como apelar pois é sua palavra contra a dele e ele tem fé pública. Ou seja, um verdadeiro arbítrio.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • E

              Emerson

              ± 118 dias

              Nem sempre é merecida, as vezes é pegadinha. Como placa de sinalização escondida. Multas de estacionamento que Não estão marcadas. Multas de licenciamento atrasado por esquecimento. Já levei 17 pontos numa única blitz por coisas tolas, como extintor, licenciamento e estepe Murcho.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • J

            JAMC

            ± 118 dias

            Mais uma medida ruim!! Que fria entramos !! Piorando as leis e favorecendo pessoas indisciplinadas e elevando os riscos atuais , promovendo o aumento de mortes no trânsito.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            3 Respostas
            • N

              Neto

              ± 118 dias

              Vamos ver se isto realmente acontece ou se vc tinha uma expectativa infundada ok?

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • D

              Diogo

              ± 118 dias

              60 mil mortes anuais no trânsito mostram como as leis atuais feitas pelos seus ídolos não funcionam

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • D

              D. L. Paiva

              ± 118 dias

              Você já analisou os resultados para ter tanta certeza?

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • G

            Guilherme

            ± 118 dias

            Só um ponto ali eu sou contra: exame toxicológico deveria ser periódico para caminhoneiros ou profissionais da área!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            2 Respostas
            • N

              Neto

              ± 118 dias

              Melissa Oliveira: bem observado, como sempre.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • M

              Melissa Oliveira

              ± 118 dias

              Existe uma máfia por traz desses exames, nada substitui a fiscalização.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • N

            NIVEA

            ± 118 dias

            andar pra trás é a característica desse governo. votei nele, mas nunca mais.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            5 Respostas
            • N

              Neto

              ± 118 dias

              Nívea, a progressista. Ainda não percebeu que a maioria dos brasileiros não pensam como você? E que em muitos assuntos vale sim a vontade da maioria?

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • W

              WILSON ZETI

              ± 118 dias

              D. L. Paiva: No Lula não, mas sempre tem o partido Novo 30.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • W

              WILSON ZETI

              ± 118 dias

              D. L. Paiva: no Lula não mas sempre tem o João Amoedo ou outro do 30.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • D

              D. L. Paiva

              ± 118 dias

              Volta no lu.la em 2021.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • H

              HENRIQUE

              ± 118 dias

              Isso é andar pra tras? O único beneficiário com essas coisas é o estado, que arrecada mais pra não ter efetiva melhora alguma. Quem é contra o Bolsonaro, torce por qualquer coisa mesmo. É impressionante.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • R

            RONALDO MAGNAVACCA

            ± 118 dias

            Vamos ver se o pessoal da câmara que gosta de dar pitacos em tudo o que vem da presidência, não desidrate a proposta e aprove logo sem alterações o texto proposto pela MP e também não demorem muito pois o Brasil tem pressa e suas excelências, acredito tem mais o que fazer....

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • N

              Neto

              ± 118 dias

              Muito provavelmente vão mudar. Ao contrário do presidente os de****dos acham que não devem seguir a vontade de seus eleitores. Um absurdo. A população deve fazer muita pressão nos congressistas via redes sociais. Vai ser assim daqui para frente. E deputado fora das redes sociais não vai se reeleger.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • D

            D. L. Paiva

            ± 118 dias

            E essa máfia por trás dos Detrans, será que vão abrir o bico? "Carteira suspensa? Resolvo."

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • L

              Lucas

              ± 118 dias

              Não me espanta essa preocupação com perfumaria. O que me preocupa é que vai vir depois (se) a reforma da previdência passar. Alguma outra proposta que realmente faça alguma diferença na economia? Sabe aquela vergonha alheia do pior aluno da turma quando falava besteira? Tornaram o cara presidente!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              3 Respostas
              • A

                André

                ± 118 dias

                Esses ******s que tem nojinho de Bolsonaro não acrescentam nada, só falam besteira. É incrível a superficialidade do comentário desses bixos.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • N

                Neto

                ± 118 dias

                Isso é algum trauma de ter sido o pior aluno da turma?

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • L

                Lucas

                ± 118 dias

                E só lembrando que já temos um trânsito que mata mais que muita guerra. Mas vamos afrouxar ainda mais isso aí, taokey?

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • J

              JAIME

              ± 118 dias

              O Código de Trânsito foi feito por pessoas que odiavam a classe média, para punir quem tinha carro mesmo, puro ressentimento. Nunca resultou em diminuição de acidentes. Não há bom senso nesta lei, e as alterações são bem-vindas.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              2 Respostas
              • M

                Marcelo

                ± 118 dias

                JAIME NUDILEMON CHATKIN: falou o Playboy...

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • J

                JAIME

                ± 118 dias

                Serviu apenas para arrecadação, o resto deu tudo errado

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • M

              Marcelo

              ± 118 dias

              Bom, na época do Lula diziam que "um Presidente bêbado inventou a Lei Seca".. e que "um Presidente analfabeto aprovou a nova ortografia"... que bom.. hoje temos um Presidente com pontos na CNH que cria um afrouxamento nas leis... e também que pesca em locais proibidos e exonera quem o multou.. talvez isso seja leguslar em causa própria... enfim.. isso é o que o povo quer... emprego, renda, economia, destravar o país.. ah isso é secundário.. o importante é discutir se foi ou não ditadura, porte de armas, pontos CNH, etc e etc.. Parabéns Mito...

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              9 Respostas
              • N

                Neto

                ± 117 dias

                Neto: táxis e vans não tem cadeirinha (kkk esse corretor automático).

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • N

                Neto

                ± 117 dias

                Marcelo S.: Quanto às cadeirinha acho errado pois a criança não tem discernimento e tem de ser protegida. O problema é que Taciane vans não cumprem. O congresso vai provavelmente mudar este ponto.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • N

                Neto

                ± 117 dias

                Marcelo S.: A motivação original foi 40 pontos para motoristas profissionais e quem mais trabalhe no trânsito. Não sei se o congresso poderá fazer a distinção.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • M

                Marcelo

                ± 118 dias

                Neto: por favor, vamos parar com esse negócio de esquerda e direita... aqui não é essa a questão... vc acha que aplaudir a imprudência, favorecer infratores recorrentes é algo interessante? Não ser mais obrigatório o uso de crianças na cadeirinha mesmo que no banco da frente é legal? Tudo bem será opção minha usar ou não mas pare e pense.. é uma regressão. Poxa, 40 pontos de infrações em 1 ano? É muito ponto... essa discussão nem deveríamos ter. Qualquer pessoa em sã consciência sabe que isso tá errado. Mas como vc disse.. respeitar a maioria. Parabéns esse é o Brasil que queremos e precisamos.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • N

                Neto

                ± 118 dias

                Marcelo S.: Ressalto que nas questões que não atentam aos direitos das minorias vale a vontade da maioria. Durante a dinastia Lula-Dilma tivemos de aguentar a implantação vida cartilha esquerdista nos costumes. Agora os ventos mudaram. Respeite a nova maioria. Democracia é assim.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • N

                Neto

                ± 118 dias

                Que eu saiba Bolsonaro está cumprindo as promessas de campanha e são medidas que não atentam ao direito das minorias. Portanto neste caso vale a vontade da maioria.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • M

                Marcelo

                ± 118 dias

                Guilherme: mande a tua mãe calar a boca.. saiba ter uma discussão sadia.. vc é bem a cara do teu Mito.. não dá pra contrariar... Talkey????..

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • G

                Guilherme

                ± 118 dias

                não votou nele cala a boca! vá lá dar bom dia pro sapo barbudo que ta preso Talkey??!?!?!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • M

                Marcelo

                ± 118 dias

                Kkk por enquanto 6 descurtidas no meu comentário.. vamos lá caros leitores.. minha meta é 30 descurtidas... criticar o Mito é descurtida na certa...

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • R

              Robson Santos

              ± 118 dias

              Porque ele não propõem então a extinção do Código Brasileiro de Trânsito? Na prática é o que ele está fazendo, quer a proibição de todos os radares fixos e móveis, duplicar a quantidade de multas dos "cidadãos de bem", liberar caminhoneiros viciados em drogas nas estradas. Claro que tudo isso para o motorista voltar a ter o "prazer de dirigir", de "dar ferro" nas estradas sem punição, não precisar transferir multas para a família toda, tudo isso vai tornar nossas ruas e estradas muito mais seguras. É isso que dá votar usando a bunda e não o cérebro, todos pagam pelos homofóbicos, extremistas, preconceituosos, machistas, caloteiros, sonegadores de impostos que elegeram esse "cidadão de bem".

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              3 Respostas
              • N

                Neto

                ± 118 dias

                Robson, o presidente disse que 20 pontos para quem trabalha no trânsito como motoristas, vendedores, propagandistas etc. é muito pouco. E é mesmo. São profissionais que ficam o dia todo no trânsito pesado e parando em vagas do EstaR. Essas pessoas não podem transferir os pontos a outros e quando somam 20 pontos são demitidos. É um drama familiar.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • M

                Marcelo

                ± 118 dias

                Nélio Moos: e vc analfabeto.. é débil e não debio

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • N

                Nélio Moos

                ± 118 dias

                Você é louco e debio mental. Só pode

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • R

              RMSL

              ± 118 dias

              Desburocratizar é tudo. Tem que multar e cassar carteira de quem dirige Embriagado... e não dos trabalhadores e pais de família.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              1 Respostas
              • N

                Neto

                ± 118 dias

                Concordo. Mas embriagado e alcoolizado são coisas diferentes. Deveria voltar um limite razoável (equivalente a 2 latinhas p.ex.) e blitz de madrugada para não se punir as pessoas erradas.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • V

              VANIO PANATO PREIS

              ± 118 dias

              Parabéns por mais essa decisão presidente Bolsonaro! Muitos desses restritivos fazem parte de um sistema de proteção e de concessão de troca de favores políticos, além de elevar o custo Brasil. Com isso, não acaba, mas diminui a mamata de muita gente!!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • R

                Ricardo Gabriel

                ± 118 dias

                Leiam isso: "o distraído, que passa repetidamente num pardal, não faz sentido ele perder a carteira com 20 pontos" isso é uma aberração! Mudar para 40 pontos é dar margem para cometer mais infrações. 20 pontos é mais que suficiente.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                3 Respostas
                • N

                  Neto

                  ± 118 dias

                  Marcelo S.: Você é representante de medicamento e depois de muito esperar o médico te atende. No meio do atendimento para divulgar seu produto vc pede para o médico dar um intervalo que vc tem de procurar outra vaga porque seu EstaR venceu! Acha razoável? É outra situação, cara. Ponha-se no lugar de quem trabalha no trânsito, converse com eles. Mas faça isso de mente aberta ok?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • M

                  Marcelo

                  ± 118 dias

                  Mas o lado bom é que se ele continuar distraído vai levar os 40 pontos de uma vez... aí vão chorar pra aumentar o limite pra 80 pontos...

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • M

                  Marcelo

                  ± 118 dias

                  Kkkk foi o mesmo que alegaram esses dias num comentário aqui de pessoas que perdem a CNH por passarem alguns minutos do tempo do EstaR... é brincadeira... se é distraído não dirija... e se não quer ser multado coloque o EstaR... como vc disse: uma aberração..

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              Fim dos comentários.