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Na dianteira, chamam a atenção a grade do radiador moderna e os faróis, que avançam para as laterais. Inspiração veio dos modelos da Volvo Cars | Roberto Massignan Filho/Gazeta do Povo
Na dianteira, chamam a atenção a grade do radiador moderna e os faróis, que avançam para as laterais. Inspiração veio dos modelos da Volvo Cars| Foto: Roberto Massignan Filho/Gazeta do Povo
  • Câmbio automático e botão de partida
  • Acabamento interior com qualidade

Com o Novo Focus, que começou a ser comercializado em outubro, a Ford está tentando mostrar ao mercado nacional porque este carro se tornou um campeão de vendas na Europa. Uma das versões com procura em alta é a do sedã, top de linha (Ghia), com câmbio automático seqüencial de quatro marchas. Com motor 2.0 16V a gasolina, o carro está sendo oferecido em Curitiba por R$ 74,3 mil graças a redução do IPI.

Montado sobre a mesma plataforma do Volvo C30, o Novo Focus Sedan ficou maior que o antecessor: tem 4,48 metros de comprimento (ante 4,36 m do antigo); 1,84 metro de largura (1,73) e 1,50 metro de altura (1,48). A distância entreeixos também aumentou, pulando de 2,615 m para 2,64 m (um ganho de 2,5 cm), o que significa mais espaço interno e conforto para os ocupantes. O porta-malas comporta 526 litros, dentre os principais concorrentes perde apenas para o Citroën C4 Pallas (580 litros) e vence o Vectra (524 l), o Corolla (470 l) e o Civic (340 l). No visual, o carro da Ford abandonou o estilo New Edge para adotar o novo padrão visual da marca, chamado de Kinetic. As linhas da dianteira lembram as de modelos da Volvo Cars, enquanto a traseira remete bastante à do Mondeo.

No interior, o uso de material plástico emborrachado, arremates e encaixes bem-feitos do painel central e das portas dão um ar de superioridade ao modelo. No quadro de instrumentos, os mostradores são redondos, de fácil leitura e com desenho tradicional. O volante de quatro raios agrupa diversos comandos para facilitar a tarefa do motorista. Além das regulagens convencionais da coluna em altura e distância, a direção pode ainda ser calibrada conforme o estilo de cada motorista: conforto, normal ou esportiva.

Entre os itens de série desta versão top aparecem computador de bordo; air bag duplo; freios ABS e EBD; rodas de liga leve de 16 polegadas; sistema de som com seis alto-falantes e rádio CD player com entradas auxiliar e USB; sensor de estacionamento traseiro; volante multifuncional; ar-condicionado digital dual zone; bancos de couro; detalhes de cor alumínio nas portas, no console e no volante; painel em dois tons (preto e cinza); e sistema de comandos por voz para telefone e teto solar. A versão avaliada ainda trazia o sistema de partida sem chave.

Na pista

O desempenho do Novo Focus é considerado bom graças a seu motor Duratec 2.0 16V a gasolina, que gera 145 cv. Com disposição e elasticidade, o propulsor compensa a falta da quinta marcha do câmbio automático. Nesta versão, o consumo de gasolina é proporcional à pressão exercida sobre o acelerador. No trânsito da cidade, registrou de 5 km/l a 6,3 km/l e na estrada, de 7,5 km/l a 11 km/l. Graças a sua suspensão bem calibrada, é um carro silencioso e que não chega a pender nas curvas.

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