i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Em breve

Novo Focus virá com novas tecnologias

Previsto para chegar ao país no segundo semestre, modelo terá sistema de frenagem autônoma inédita no segmento

  • PorFábio Cherubini
  • São Paulo (SP)*
  • 15/05/2015 20:24
Maiores mudanças da linha 2016 se concentram na dianteira, que adota a identidade global da marca. | Fábio Cherubini/Gazeta do Povo
Maiores mudanças da linha 2016 se concentram na dianteira, que adota a identidade global da marca.| Foto: Fábio Cherubini/Gazeta do Povo

A poucos meses da estreia oficial no Salão de Buenos Aires, em junho, a Ford apresentou o novo Focus, que chegará ao mercado brasileiro no segundo semestre. O hatch médio adota o mesmo design do modelo europeu e virá equipado com a tecnologia de frenagem autônoma, uma exclusividade para o segmento e que está presente apenas em carros mais caros.

Por meio deste recurso, o veículo é capaz de frear automaticamente ao identificar situações de risco em velocidades de até 50 km/h. Além desta tecnologia, o Focus trará assistente de estacionamento, que indicará as vagas ao motorista e o ‘passo a passo’ para estacionar o carro.

Já o sistema de conectividade Sync ganhará a função de ligação para o Samu em caso de acidentes graves com o veículo, o qual já é encontrado no Novo Ka. Por meio do AppLink, o modelo também permitirá aos usuários controlarem aplicativos do celular pela tela da central multimídia. A marca, porém, não informou a partir de quais versões as opções estarão disponíveis. Os preços e possíveis novidades nas motorizações também não foram revelados.

Identidade global

Por fora, o Ford Focus terá o mesmo desenho do hatch lançado na Europa no Salão de Genebra, em 2014. A grade no estilo ‘bocão’ é a maior mudança. Os faróis ficaram mais alongados, o capô recebeu vincos acentuados e os faróis de neblina foram redesenhados. Atrás, as alterações foram tímidas e se concentraram no conjunto óptico, enquanto que o interior adotará um volante multifuncional renovado.

A atual linha do veículo é vendida no Brasil em três versões e seis configurações, que vão dos R$ 69.900 aos R$ 95.900. Há duas opções de motor: o 1.6 Sigma, de 135 cv e 16,72 kgfm, e o 2.0 Duratec, com 178 cv e 22,54 kgfm, ambos flexíveis. As transmissões disponíveis são a manual de cinco velocidades e a automatizada de dupla embreagem com seis marchas.

O Focus que virá ao país continuará sendo produzido na Argentina e competirá com o Chevrolet Cruze Sport 6, que passou por uma reestilização no ano passado; o Volkswagen Golf, que passará a ter cidadania brasileira a partir do próximo semestre; e o Fiat Bravo, que ganhou um ‘tapa’ no visual em março.

* O jornalista viajou a convite da Ford
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.