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O sedã conta com motor Duratec 2.0 Flex, o primeiro do mundo com injeção direta bicombustível | Fotos: Divulgação/Ford
O sedã conta com motor Duratec 2.0 Flex, o primeiro do mundo com injeção direta bicombustível| Foto: Fotos: Divulgação/Ford

Mercado

Outubro será marcado por uma maratona de lançamentos

Outras dez novidades estão previstas para entrar no mercado nacional nos próximos dias. O primeiro lançamento é o Chevrolet Tracker, que chega ao país para disputar mercado com o Ford EcoSport e Renault Duster. Importado do México, o modelo se une a Captiva e Trailblazer na linha de utilitários esportivos da marca da gravata dourada. De acordo com as primeiras informações, seu preço vai ficar na casa dos R$ 70 mil. Na sequência a JAC lança a sua reestilizada J6, que teve mudanças nos faróis, grade, para-choque e para-lamas, redesenhados para dar um ar mais moderno.

No dia 11 de outubro, quem volta a mostrar novidade é a Chevrolet, mas desta vez também serão reestilizações – do hatch Agile, lançado em 2009, e do Camaro, com mudanças pontuais de estilo já conhecidas no exterior.

Segunda quinzena

Nos dias 14 e 15 de outubro, no Rio, será a vez de a Nissan reformular seu Sentra, que foi apresentado recentemente no Salão de Buenos Aires. Nesta nova geração, o sedã está com visual mais moderno. Logo no dia seguinte a Fiat mostra a picape Strada cabine dupla repaginada, que traz mudanças em desenhos de faróis, lanternas e chapas, além de acomodar uma terceira porta na versão cabine dupla, para facilitar o acesso de passageiros aos bancos de trás. E para a primeira semana de novembro está marcado o lançamento do sedã Logan, da Renault. O modelo ganha os traços já adotados pela romena Dacia (do mesmo grupo) na Europa e interior de melhor qualidade. Essa chegada, no entanto, não significa mudanças também no Sandero (o que acontece apenas em meados de 2014) e Duster (só em 2015).

  • A traseira do Focus sedã remete aos cupês mais esportivos
  • O Focus hatch é líder no seu segmento e não deve ser ameaçado nem pelo Volkswagen Golf 7
  • Versão top tem sistema My Ford Touch com tela de 8

Depois de várias aparições em eventos na Argentina e no Brasil, a terceira geração do Focus está sendo lançada oficialmente pela Ford em nosso mercado. Oferecido nas versões hatch e sedã, motores Sigma 1.6 e Duratec 2.0, ambos flex, e com o visual já alinhado aos demais modelos da marca, o carro chega ao país importado da Argentina com preços que partem de R$ 60.990 para o hatch e R$ 69.990 para o sedã.

Veja a evolução do Ford Focus e as versões disponíveis do novo modelo

As vendas começam em outubro e a Ford admite que o Focus na versão sedã terá vida difícil no Brasil. Em agosto o Honda Civic (atual líder entre os sedãs médios) vendeu 5.636 unidades, cerca de 600 carros a mais que o Focus no ano inteiro. Já a vida do hatch será mais fácil. Líder do segmento em 2013 e 2012 (e vice em 2011), o novo Focus terá no Golf 7 um rival superior em qualidade, mas não em vendas. Inicialmente importado da Alemanha, o hatch não terá volume suficiente de emplacamentos para ameaçar a liderança da Ford.

O Focus Sedan terá somente motor 2.0 e câmbio automatizado Powershift de seis marchas e embreagem dupla. De acordo com Oswaldo Ramos, gerente de marketing da empresa, pesquisas demonstraram que esse tipo de cliente dispensa o câmbio manual e prioriza o conforto do automática, além de exigir mais potência. Por isso, a Ford aposentou o motor 1.6 desta versão com câmbio manual.

Na versão S, a de entrada, o carro oferece além da direção elétrica, ar-condicionado, trio elétrico e alarme, freios ABS com EBD, airbag duplo, controles de tração e estabilidade; assistente de partida em rampas, aviso de pressão dos pneus, sistema Sync com comando de voz, Bluetooth, entradas USB e auxiliar e controles de áudio no volante, tela LCD multifuncional de 3,5" no console e rodas aro 16.

A versão SE adiciona quatro airbags (totalizando seis), bancos de couro, sensor de estacionamento traseiro, controlador automático de velocidade e rodas de 17 polegadas. A tela multifuncional cresce para 4,2" e passa a ser colorida. Além disso, a configuração intermediária conta com o pacote Plus, opcional de R$ 3 mil, que incorpora chave com sensor de presença e botão de ignição, sensor de chuva, acendimento automático de faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, retrovisores externos com rebatimento elétrico e ar-condicionado digital de duas zonas.

Por fim, a versão top de linha Titanium recebe os itens do Pacote Plus da versão SE como equipamentos de série: rodas personalizadas (pretas) e o sistema Sync mais completo, que ganha tela touch screen de 8", uma nova entrada USB, entrada de vídeo RCA e GPS, além de novos alto-falantes da Sony. O opcional Plus do Focus Sedan Titanium, de R$ 8 mil, é composto por faróis de xenônio, luzes diurnas de LED, teto solar, sensor de estacionamento dianteiro, sistema automático de balizas (que estaciona o carro sozinho) e banco do motorista com ajustes elétricos.

Motores

O motor é o mesmo Duratec Direct 2.0 para todas as versões do sedã, de injeção direta de combustível e flex. Conforme os dados da Ford, gera 178 cv (etanol) e 175 cv (gasolina). Acoplado sempre a uma transmissão automatizada (Powershift) de dupla embreagem e seis marchas, faz uma média de 8,6 km/l na estrada e 6,6 km/l na cidade, quando abastecido com etanol. Por sua vez, o motor Sigma 1.6 Flex, exclusivo para o hatch, conta também com duplo comando de válvulas variável e dispensa o uso de tanque auxiliar para a partida a frio. Ele gera potência de 135 cv (etanol) e 131 cv (gasolina) e no que se refere ao consumo, a Ford diz que a versão manual faz 9,3 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada, quando abastecido com etanol. O hatch oferece a opção da transmissão sequencial PowerShift ou manual de 5 velocidades.

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