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Segunda geração do Fusion traz linhas inspiradas nos Fords europeus, como o Focus de terceira geração | Renyere Trovão/ Gazeta do Povo
Segunda geração do Fusion traz linhas inspiradas nos Fords europeus, como o Focus de terceira geração| Foto: Renyere Trovão/ Gazeta do Povo
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Protótipo

Smart mostra "picape" do ForTwo

No espaço da Mercedes-Benz, quem chama a atenção é o conceito Smart For-Us (foto), que busca inspiração nas linhas do ForTwo para criar uma picape subcompacta. O compartimento de carga é suficiente apenas para transportar duas bicicletas elétricas da marca, veículo apresentado no último Salão de Frankfurt, em setembro de 2011. A mini-caçamba de 90 cm de comprimento é equipada com tomadas para carregar as baterias dos velocípedes. Equipado apenas com motor elétrico de 13,3 kgfm de torque e 75 cv, o modelo conceitual é capaz de levar dois ocupantes atingir 120 km/h, conforme a fabricante. O novo protótipo tem 3,55 metros de comprimento por 1,50 de largura e 1,70 de altura. Nada foi divulgado sobre uma possível fabricação do modelo.

Confirmada pela Ford para desembarcar no Brasil no segundo semestre, a nova geração do Ford Fusion abriu as apresentações dos 32 lançamentos mundiais expostos no Salão de Detroit 2012, que começa sábado e vai até o dia 22 de janeiro. O sedã foi totalmente redesenhado, com nova grade frontal (saem as lâminas cromadas), novos faróis e lanternas, mais afinados e modernos, e com propulsores da linha Eco­­Boost, que associa turbo e injeção direta.

A previsão para o mercado brasileiro é importar do México a configuração 2.0 de 237 cv – bem mais potente que a atual 2.5 de 173 cv, que será mantida (no Brasil com motorização flex) –, além da versão Hybrid 2.0 de 185 cv, com bloco Duratec, que agora pode rodar 100 quilômetros com baixa demanda de potência usando apenas o motor elétrico. A linha EcoBoost possibilita ainda que o Fusion tenha uma opção 1.6 de 179 cv. Esta, porém, ficará restrita aos clientes norte-americanos. Já o motor V6 foi aposentado.

Outro destaque da feira é exibido pela Chevrolet. O Sonic RS com motor 1.4 turboalimentado de 138 cv é a novidade da família que deverá aparecer no Brasil no segundo semestre, nas configurações hatch e sedã 1.8. O carro agrega adereços estéticos e kit aerodiâmico à versão convencional.

A sensação do evento norte-ame­­ricano é o Dodge Dart. O carro, que não é uma releitura do clássico norte-americano – apenas herdou o nome –, é o primeiro produzido nos EUA após a Fiat assumir o controle da marca. O sedã compacto (pa­­ra os padrões locais) oferece uma gama de motores de quatro cilindros, incluindo a atualização das versões 2.0 e 2.4, de 160 cv e 184 cv, respectivamente, e o 1.4 Mul­­tiair turbo de 160 cv. A alta do IPI para modelos produzidos fora do Mercosul e México deixará o Dart longe do mercado brasileiro.

A Mercedes-Benz exibe com pompa a nova SL, um dos mais belos esportivos da marca alemã. O conversível foi renovado em sua sexta geração e lembra o seu irmão mais veloz, o SLS. O modelo irá aparecer no Brasil no segundo semestre. O SL 500 é impulsionado por um motor 4.7 V8 de 435 cv, enquanto o SL 350 leva um bloco 3.5 V6 com 306 cv. A Mercedes mostra ainda dois novos integrantes do Classe E, com motorização híbrida: o E300 Blue Tec e o E400 Hybrid.

A também alemã BMW lança oficialmente nos EUA o ActiveHy­­brid 3, a versão híbrida do seu sedã de entrada. Os executivos da marca sinalizaram para uma possível venda do modelo no Brasil num futuro próximo – atualmente o mercado nacional comercializa o Active­­Hy­­brid7.

A Volkswagen aposta no Jetta hí­­brido, que traz diferenciais, além do motor elétrico de 27 cv, acoplado ao de combustão 1.4 turbo, de 150 cv. Os pneus possuem baixa resistência à rodagem, há uma nova grade dianteira e outros elementos da carroceria que reduziram o arrasto aerodinâmico em 10% comparado ao restante da família. O sedã pode consumir apenas um litro de gasolina a cada 19,2 km/l.

O Veloster volta a ser a atração da sul-coreana Hyundai, repetindo 2011. Se no ano passado, ele era o conceito que ganharia às ruas, este ano o carro se destaca pela nova versão turbo, que traz algumas modificações visuais. A novidade se diferencia pelo para-choque dianteiro, dotado de tomadas de ar e faróis de neblina redesenhados, nova grade e um spoiler inferior integrado, além de saias laterais. O motor escolhido é o 1.6 GDI a gasolina, que, com o turbocompressor, alcança 201 cv, bem acima dos 128 cv da versão 1.6 vendida no Brasil.

O jornalista viajou a convite da Anfavea

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