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A reestilização ocorre a partir da versão Attractive 1.0, de R$ 31 mil | Divulgação
A reestilização ocorre a partir da versão Attractive 1.0, de R$ 31 mil| Foto: Divulgação

Confira os preço e os principais itens da linha 2015 do Novo Uno:

Attractive 1.0 – R$ 30.990

Itens de série: direção hidráulica, ESS (sinalização de frenagem de emergência) e para-choques na cor do veículo.

Opcionais: sensor de estacionamento com visualizador gráfico, retrovisores elétricos tilt-down, rádio com entrada USB/AUX, viva-voz e bluetooth, abertura interna do porta-malas e da tampa do tanque de combustível, banco traseiro bipartido e rodas de liga leve aro 14.

Way 1.0 – R$ 31.490

Itens de série: acrescenta barras longitudinais no teto, faróis com máscara negra, grade dianteira preta brilhante com anéis na cor prata, retrovisores com luzes indicadoras, moldura nas caixas de roda, faixa horizontal no painel, conta-giros e frisos laterais nas portas.

Opcionais: os mesmos da versão anterior.

Way 1.4 – R$ 34.990

Itens de série: adiciona apoia-pé para o motorista, computador de bordo, porta-objetos no teto, porta-óculos, preparação para o som, quadro de instrumentos com display de alta resolução, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas e volante com regulagem de altura.

Opcionais: os mesmos da versão anterior, mais câmbio Dualogic Plus.

Evolution 1.4 – R$ 34.990

Itens de série: adiciona start/stop (única versão que oferece a tecnologia).

Sporting 1.4 – R$ 36.650

Itens de série: acrescenta rodas de liga leve de 15", faróis de neblina e escapamento traseiro com saída dupla de escape.

Opcionais: câmbio Dualogic Plus.

Câmbio automatizado Dualogic Plus elimina problemas nas marchas

O câmbio Dualogic usado na linha 2015 do Uno é a versão Plus, que teve um ganho significativo em relação à geração anterior, ainda usada pela maior parte da gama Fiat que possui transmissão automatizada. Durante o test-drive realizado pelas avenidas de Buenos Aires, o comportamento do hatch foi bastante positivo. A nova calibração do mecanismo automatizado deixou as trocas bastante suaves, seja no modo normal ou esportivo (sim, há esta escolha de condução no Uno).

Quase não se nota aquele irritante atraso para buscar a próxima marcha. As respostas estão mais imediatas. Os botões de comando da caixa são simples de usar e substituem com bastante comodidade a caixa anterior. Também não há mais a necessidade de colocar na posição ‘N’ (neutro) para ligar o veículo.

  • Tecnologia start/stop estará disponível apenas para a configuração Evolution
  • Quadro de instrumentos tem design mais sofisticado
  • Rodas e lanternas ganharam novo desenho
  • Rodas e lanternas ganharam novo desenho
  • Tela digital exibe funções do computador de bordo

A partir da segunda quinzena deste mês, o Fiat Uno escreverá uma nova história no mercado brasileiro. Será o primeiro modelo produzido no país a vir de fábrica com o sistema start/stop e também o pioneiro em combinar a tecnologia com um motor flex. O dispositivo, antes restrito a carros premium importados, tem como principal finalidade aliviar o consumo de combustível e diminuir a emissão de gases poluentes.

INFOGRÁFICO: Veja o que mudou no novo Uno 2015

O ganho ocorre em paradas rápidas no trânsito, como semáforos e cruzamentos. O motor desliga automaticamente ao colocar o câmbio no ponto morto e volta a funcionar assim que se pisa na embreagem – este processo demora 0,4 segundo, tempo menor do que engatar a primeira marcha. O mecanismo estará disponível na inédita versão Evolution, que substitui a Economy, com preço sugerido de R$ 34.990. Nas demais, não será oferecida nem como opcional.

A Evolution é a configuração intermediária do Uno e virá equipada com o motor 1.4 Evo Flex, de até 88 cv e 12,5 kgfm de torque máximo, associado à transmissão manual de cinco marchas. O bloco 1.0 Fire, de 75 cv e 9,9 kgfm, também foi mantido. Por enquanto, o modelo não receberá o propulsor de três cilindros, já usado por concorrentes como Ford Ka, VW up! e Hyundai HB20.

Em testes realizados pela marca italiana, a tecnologia start/stop proporcionou uma economia de até 20% no gasto de combustível se comparado ao modelo sem o sistema. Na prática, isso significa um tanque a menos para cinco tanques por mês. Se a parada exceder 60 segundos, o motor e o ar-condicionado voltam a funcionar. O start/stop pode ser desligado apertando um botão no painel.

Outra novidade na linha 2015 é a adição do câmbio Dualogic Plus, o mesmo usado no Bravo desde 2012, mas que agora dispensa o uso da alavanca. O sistema automatizado buscou inspiração no recurso já usado pela Ferrari. No lugar do câmbio, o acionamento das marchas é feito por botões de comando no console. Se preferir, o condutor pode efetuar a troca manual das marchas por meio das ‘borboletas’ atrás do volante.

Além disso, a transmissão conta com as funções Creeping — que move lentamente o carro sem a necessidade do acelerador, simulando a reação de um automático convencional — e Auto-Up Shift Abort, que identifica uma retomada de velocidade e aborta a subida de marcha para manter o motor cheio. A transmissão que elimina o pedal de embreagem é oferecida apenas como opcional para as configurações Way e Sporting e encarece o carro em R$ 2.890. Ela é uma resposta ao up!, que reinava sozinho no segmento, com o automatizado i-Motion.

Embora esteja mais equipado, o Novo Uno não traz ar-condicionado de série em nenhuma versão. O custo para adicioná-lo é de pelo menos R$ 3 mil. Rádio e trio elétrico também. O Uno reestilizado parte de R$ 30.990 (preço de tabela) na versão Attractive 1.0 e chega à R$ 36.590 na Sporting 1.4.

Mas nem todas terão novo visual. O acabamento Vivace, de entrada, manterá o estilo atual, assim como a Fiat faz com o Palio Fire, que ficou como o modelo mais acessível, o mesmo que ocorreu com o novo Palio. Os preços também foram mantidos – R$ 26.370 (duas portas) e R$ 28.500.

Interior muda bastante, mas exterior pouco

Não se trata de uma nova geração do Uno, mas sim de uma reestilização com poucos retoques externos e uma revolução no interior. Visto de longe, o modelo se confunde com o antecessor. Os faróis estão maiores e mais alongados. As lanternas são fragmentadas em ‘quadradinhos’ que dão um efeito tridimensional. Os para-choques foram redesenhados e o capô ganhou vincos acentuados.

Tanto os nichos das luzes de neblina quanto os refletores traseiros têm novo design. A grade frontal saiu do ‘bocão’ formado pelo para-choques e entrada de ar e foi para cima deste conjunto – na versão Sporting, ela continua no mesmo lugar.

Na cabine, o quadro de instrumentos traz de série um mostrador digital de 3,5" com informações do computador de bordo e do start/stop. Os botões dos vidros elétricos deixaram a posição abaixo do som e foram para as portas. Os plásticos estão mais refinados e remetem ao Punto.

A Fiat foi buscar inspiração na Jeep para projetar o volante e seus botões multifuncionais e também o console central, que pode ter tela digital no rádio (opcional) e até central multimídia, com tela de LCD de 6,2" com GPS, TV digital, DVD, bluetooth, USB e câmera de ré, caso o cliente recorra aos acessórios oferecidos pela Mopar, customizadora oficial da Chrysler.

* O jornalista viajou a convite da Fiat

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