Muitas vezes eles aparecem do nada e o motorista não consegue identificá-los. São os "grilos"do carro, aqueles barulhinhos que irritam e tiram a atenção do condutor. A boa notícia é que existem oficinas especializadas em tratamentos anti-ruído.
Persistentes e incômodos, os ruídos surgem com o desgaste natural do automóvel, com a exposição prolongada de várias partes da cabine ao sol e, principalmente, pelas vibrações impostas por ruas esburacadas. Forrações, painéis e componentes plásticos vão ficando com folgas, permitindo atrito entre peças e o surgimento dos "grilos".
Para solucionar este tipo de problema a saída é procurar uma oficina especializada em tratamento anti-ruído. O serviço começa com a identificação de quais partes do automóvel fazem barulho. "O procedimento é simples. O carro é levado para uma rua com buracos ou paralelepípedos e se tenta localizar com precisão de onde está vindo o barulho. Caso sejam muitos, eles são devidamente anotados", salienta Valdir Ribas Júnior, proprietário da Di Auti, oficina mecânica de Curitiba que presta este tipo de recuperação.
Dependendo do tipo de rangido, explica Osmar Padilha Costa, gerente da oficina Eurocar, que também oferece este tipo de serviço, será necessário fazer apenas um simples reaperto nos parafusos de fixação do painel ou lubrificação de uma fechadura. Entretanto, em casos mais complexos, acrescenta ele, o tratamento anti-ruído poderá incluir a troca do forro das portas ou mesmo o desmonte da parte "barulhenta" (o painel frontal ou mesmo o forro da porta), adicionando no interior espumas adesivas, fitas de feltro ou silicone.
Existem casos em que os ruídos são provocados por sistemas que ficam fora da cabine, que também são reparados. Normalmente, eles ocorrem na suspensão dianteira e traseira, motor, câmbio, rodas, escapamento e em articulações de portas e capôs dianteiro e traseiro.
O custo para eliminar ruídos num veículo vai depender da causa do transtorno. A despesa, em oficinas de Curitiba, pode variar de R$ 80 (alguns simples apertos de parafuso) até R$ 800 (a desmontagem completa dos painéis internos de um carro).
-
Ameaça a redes sociais, “dama do tráfico”, imagens do 8/1: Indicado ao STF, Dino coleciona polêmicas
-
Fim da “lua de mel” com o governo: recados do STF seriam criminalizados se ditos por bolsonaristas
-
Decisão do STF é vaga e impõe autocensura a jornais, dizem especialistas
-
Pacheco reforça que quer pautar mandato para ministros do STF no começo de 2024
Economistas veem risco de “contabilidade criativa” em fundo do governo para o ensino médio
Quais são as melhores e as piores rodovias do Brasil
Usina para remover sal da água pode derrubar a internet brasileira, dizem operadoras
Dino no STF: reforço ao intervencionismo estatal e à pauta econômica do governo Lula