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Marlos - com Pedro Ken ao fundo - está confirmado entre os titulares | Rodolfo Bührer / Gazeta do Povo
Marlos - com Pedro Ken ao fundo - está confirmado entre os titulares| Foto: Rodolfo Bührer / Gazeta do Povo

Pequenos problemas mecânicos podem dar grandes prejuízos quando o motorista ignora ou não sabe interpretar os sinais no painel do veículo. A maior parte dos automóveis é equipada com no mínimo quatro luzes de alerta: bateria, freio, óleo e temperatura. Para evitar o imprevisto de ficar parado na rua ou mesmo provocar um dano ainda maior no motor, é importante entender o que seu carro está tentando dizer cada vez que uma luz aparece (veja quadro completo ao lado).

A luz da bateria, por exemplo, não indica problemas no equipamento em si, mas em outro objeto responsável pelo seu carregamento: o alternador. "A luz acesa pode indicar que a carga de energia foi interrompida. Com isso, a energia da bateria será consumida e em pouco tempo o motorista vai ficar na rua. O melhor é procurar uma auto-elétrica de confiança", explica o consultor técnico da Auto Mecânica João Hoffman, Ângelo Cotin Júnior.

Freio de mão puxado não é o único motivo para que o indicador do sistema se manifeste. "A luz pode indicar perda de fluido de freio (nível baixo ou mesmo um vazamento), desgaste nas pastilhas ou defeito no sensor. Se o motorista não prestar atenção ao aviso, o sistema de freio pode perder eficiência ou mesmo estragar", diz Júnior.

A luz de advertência do óleo alerta para uma possível perda de pressão no sistema de lubrificação, um vazamento ou um defeito na bomba. "Quando isso acontece, o veículo deve ser parado imediatamente. Dependendo de qual seja o problema, o motor pode fundir", avisa o consultor.

Segundo ele, revisões do sistema de arrefecimento a cada 30 mil ou 40 mil quilômetros são suficientes para evitar futuros problemas. Falta de água, vazamentos, problema na ventoinha (queima do sensor ou do fusível) ou na bomba d’água (quebra da correia ou desgaste do rotor) são as causas mais comuns para a sinalização da temperatura no painel. " O uso de um aditivo no sistema também é importante, mas não o recomendo para radiadores de carros antigos, onde o próprio produto tem propriedades corrosivas", alerta Júnior.

De acordo com Cornélio Machado dos Santos, mecânico da Auto-elétrica Cechinel, a luz do combustível também merece atenção. Segundo ele, não é indicado rodar sempre na reserva, principalmente nos carros com injeção eletrônica. "O costume pode provocar uma pane seca e a bomba superaquece por falta da passagem do combústivel. O ideal é andar com mínimo 1/4 de gasolina", afirma Santos.

Serviço: Auto Mecânica João Hoffman – (0XX41) 3257-3635. Auto-elétrica Cechinel – (0XX41) 3232-3060.

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