Você já deve ter ouvido falar que quanto mais caro o carro, maior é a sua depreciação. É uma regra de mercado que se aplica pela dificuldade na revenda e de encontrar peças a pronta entrega, além do alto custo de manutenção.
Sem dúvida é mais fácil passar adiante um veículo de preço mais acessível do que encontrar compradores dispostos a pagar caro por um seminovo, a não ser que o vendedor dê um bom desconto. E aí a desvalorização vai lá cima.
Mas para toda regra, há exceções. Pelo menos é que apontou um levantamento da KBB, empresa especialista em precificação de carros novos e usados.
A pesquisa constatou que mesmo com uma etiqueta salgada, é possível "perder pouco" dinheiro na revenda de um veículo premium, por exemplo, ainda dentro do primeiro ano de uso.
E para surpresas de muitos um carro francês encabeça a lista das menores desvalorizações, já que importados de marcas francesas têm a fama de revenda ruim.
O Peugeot 5008 (R$ 178.690, zero km) aparece no primeiro lugar com a mínima depreciação de 0,59% no acumulado de janeiro a junho deste ano.
Outro bem cotado é o Porsche Cayenne (R$ 423 mil), que fecha a lista dos 10 carros que menos perdem valor depois de sair da concessionária.
A pesquisa se baseou nos veículos com ano/modelo 2019, vendidos como zero km entre janeiro e junho e que já possuíam ofertas no mercado de seminovos em janeiro. Ao todo, foram mais de 400 versões analisadas.
A desvalorização apontada pela KBB usou o valor do veículo na loja em um período determinado compardo a seu atual valor residual, considerando o mesmo ano/modelo.
Confira o ranking da menor depreciação:
PREÇOS: R$ 178.690 A R$ 184.790
PREÇOS: R$ 113.790 A R$ 210.390
PREÇOS: R$ 66.190 A R$ 83.390
PREÇO: R$ 149.290 (GTI)
PREÇOS: R$ 51.490 A R$ 56.690
PREÇOS: R$ 131.990 A R$ 188.990
PREÇOS: R$ 275.950 A R$ 299.950
PREÇOS: R$ 199.900 A R$ 201.900
PREÇOS: R$ 1.024.000 A R$ 1.304.000
PREÇOS: R$ 423 MIL A 733 MIL
SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião