• Carregando...
 | Fotos: Divulgação
| Foto: Fotos: Divulgação
  • Hatch compacto- Fiat Punto T-Jet – 203 km/h: É o único da lista em seu segmento com motor turbo. O propulsor 1.4 rende 153 cavalos. O foguetinho da Fiat vai de 0 a 100 km/h em apenas 8,4 segundos. A versão sem turbina mais veloz do Punto é a Sporting 1.8 de 132 cv, que chega a 192 km/h – neste caso cairia para quinto no ranking. O modelo ainda tem as motorizações 1.6 (182 km/h e 117 cv) e a 1.4 (163 km/h e 86 cv).
  • Hatch médio-Peugeot 308 – 210 km/h: A marca do 308 é obtida com o bloco 2.0, de 151 cv. O tempo para ir da inércia aos 100 km/h é de 9,3 segundos. A versão com bloco 1.6, de 122 cv, também é um dos mais potentes nesta configuração, alcançando 196 km/h com etanol. Estreante no mercado nacional, o modelo foi o terceiro mais vendido da categoria no mês passado, atrás apenas de Ford Focus e Hyundai i30
  • Sedã compacto-Peugeot 207 Passion – 195 km/h: Mais um Peugeot no topo entre os mais velozes. Neste caso, a versão com motor 1.6 fornecido a partir da configuração XS – há ainda a 1.4 (166 km/h e 82 cv). O XS 1.6 vai de 0 a 100 km/h em 9.8 s. Os rivais andam próximos, também na casa dos 190 km/h, como o VW Voyage, Fiat Siena e Ford Fiesta, todos com bloco 1.6
  • Sedãs médios-VW Jetta TSI – 238 km/h: O uso do turbocompressor jogou o Jetta do sexto para o topo do segmento no quesito velocidade. Sem a sobrelimentação, o sedã desenvolve 120 cv e 202 km/h. O bloco turbinado gera 200 cv e vai de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. O Peugeot 408 THP, segundo na lista, também usa turbo, só que dá força extra a um motor 1.6
  • Sedã grande-BMW 328i – 250 km/h: A BMW coloca o seu 328i no topo entre os sedãs grandes, com 250 km/h e motor 2.0 turbo de 245 cv. Vai de 0 a 100 km/h em 5,9 s
  • Station Wagon-VW Jetta Variant – 205 km/h: Houve um empate nesta categoria. O motor 2.5 de 170 cv do Jetta Variant empurra a perua até 205 km/h de velocidade máxima, o mesmo desempenho verificado no Hyundai i30 2.0, com 145 cv. Ambos registram emplacamentos tímidos e ainda não passaram de 1 mil unidades vendidas este ano.
  • Monovolume-Chevrolet Zafira – 192 km/h: Próximo da aposentadoria com a chegada do Spin, o Chevrolet Zafira ainda pode ostentar o título de o mais rápido entre as minivans. O motor 2.0 de 140 cv leva o modelo a 192 km/h, mas, para tanto, paga caro no consumo, que é um dos maiores da categoria
  • Picape compacta-Fiat Strada – 179 km/h: Outro empate na lista. Fiat Strada e Peugeot Hoggar Escapade vão a 179 km/h. A diferença é que o primeiro carrega um motor 1.8 de 132 cv, enquanto o outro um 1.6, de 113 cv. O modelo da marca italiana, porém, vende 11 mil unidades/mês. Já o francês amarga 200 emplacamentos mensais
  • Picape grande-Nissan Frontier – 187 km/h: Nas picapes grandes, o que mais importa é o torque e a tração. Mesmo assim, considerano apenas a velocidade final, a Frontier se destaca no segmento pelo bloco 2.5 de 190 cv, fato exaltado pela Nissan no bem humorado comercial dos
  • Utilitário esportivo-Chevrolet Captiva – 210 km/h: A versão V6 da Captiva aparece como a mais rápida entre os utilitários. O motorzão 3.0 de 268 cv faz o pesado carro ir de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos. O desempenho é bem superior à sua versão 2.4 Ecotec que atinge apenas 180 km/h de máxima com seus 185 cv

Dificilmente o consumidor inclui a velocidade máxima na lista de preferências quando vai escolher um carro. Até porque o limite de 110 km/h das nossas rodovias inibe um pouco quem gosta de andar com o pé lá embaixo. A potência e o torque, neste caso, contam mais numa ultrapassagem ou para o veículo não perder força na subida. Mas, aproveitamos o Dia da Velocidade (por incrível que pareça, existe essa data especial), comemorado no último dia 9, e listamos os modelos com as maiores velocidades finais entre os exemplares mais vendidos de mercado, considerando as versões mais potentes de cada carro

Ranking de velocidade final

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]