• Carregando...

Como posso saber se um amortecedor está gasto? Existe prazo de troca do componente? Além do amortecedor, existem outros componentes da suspensão que precisam de atenção especial?

Nilton Moreira da Almeida, de Curitiba.

Resposta

Para se diagnosticar se o amortecedor do veículo se encontra deficiente pode-se primeiramente fazer um exame visual para verificação de vazamento de óleo. Outra alternativa é pressionar o veículo para baixo, observando se o mesmo oscila duas ou mais vezes. Também é indicativo de problemas no amortecedor, o desgaste irregular de pneus (facetas). A troca do componente pode ser corretiva, se houver dano/desgaste das peças. Ou preventivamente em média a cada 40.000 km.Além do amortecedor, merecem atenção especial: molas, pivôs, terminais, buchas e articuladores da direção.

Eloy Bortolini, gerente da Ingo Hoffmann Pneus & Serviços

* * * * * *

Com quantos quilômetros é aconselhável limpar o carburador, para evitar excesso de consumo ou falhas?

Márcio Muniz, de Campo Largo

Resposta

O ideal é fazer a troca dos filtros de combustível e de ar e limpar o carburador a cada 10 mil quilômetros. E assim como o carburador, a limpeza dos bicos injetores também deve ser feita a cada 10 mil quilômetros.

Auto Mecânica João Hoffmann.

* * * * * * *

Entre em contato

Tem alguma dúvida sobre mecânica ou legislação de trânsito? Precisa de alguma orientação? Escreva para o "Espaço do Leitor" do Caderno Automóveis Indicadores da Gazeta do Povo: Rua Pedro Ivo, 459, Centro, CEP. 80.010-020, Curitiba, Paraná. Ou pelo e-mail: (automobilismo@gazetadopovo.com.br).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]