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Comprei um Volkswagen Golf e estou pensando em convertê-lo para a gás. Como fica a garantia de fábrica? O custo/benefício de se usar o GNV é realmente interessante ?

Cícero Bassani de Almeida, de Curitiba.

Resposta

Os veículos convertidos para o uso do gás natural veicular perdem a garantia de fábrica. Isso se deve às diversas alterações que são feitas na motorização para receber o novo combustível.

Paula Lino, da concessionária Volkswagen Luson, em São José dos Pinhais.

Quanto ao custo/benefício, se você viaja com freqüência para o interior do estado, principalmente, rumo às cidades mais distantes, é melhor continuar com o veículo a gasolina. A falta de um posto que venda GNV no interior (atualmente apenas Curitiba oferece o serviço, com 16 postos) impede o reabastecimento - um carro de passeio consegue percorrer no máximo 250 km com um cilindro cheio. Agora, se o destino for outros estados como Santa Catarina e São Paulo, onde encontra-se com facilidade o produto em diversas cidades, aí a conversão pode ser interessante. No caso do Golf, que na cidade faz em média 7 km/l de gasolina, o uso do gás natural propicia uma economia considerável. Se colocar, por exemplo, um cilindro que armazene 15 metros cúbicos de gás a autonomia beira os 130 km. Ou seja, desembolsará R$ 19 (o metro cúbico custa em média R$ 1,29) para percorrer essa distância. Com o litro da gasolina a R$ 2,38 na média, o gasto para cumprir o mesmo percurso alcançaria R$ 44,2. Hoje, um serviço de instalação do kit GNV em automóveis de passeio custa entre R$ 2,5 mil e R$ 4,5 mil, dependendo da tecnologia empregada e o tamanho do cilindro.

Luana Degang, da Convert Gás, de Curitiba.

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