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Na traseira, lanternas triangulares, com LEDs, têm formato irregular. Aplique preto no pára-choque para dar um ar fora-de-estrada | Fotos: Roberto Couto/Gazeta do Povo
Na traseira, lanternas triangulares, com LEDs, têm formato irregular. Aplique preto no pára-choque para dar um ar fora-de-estrada| Foto: Fotos: Roberto Couto/Gazeta do Povo

"Quase" um 4x4

Apesar da vocação urbana, tanto que está sendo lançado apenas com tração 4x2, o 3008 traz uma tecnologia – denominada Grip Control – que associa sistema anti-patinagem com pneus mais aderentes. Assim, através de um botão instalado no console central, é possível otimizar a tração dianteira e permitir que o crossover supere com mais facilidade pisos com neve, lama e areia. Mas não espere um desempenho de off-road.

  • Interior bem acabado e farto pacote de itens de série
  • A velocidade é projetada num visor
  • Modelo traz muitos porta-objetos
  • Confira a ficha técnica do veículo

Reconhecida pelo design arrojado e pelo acabamento diferenciado de seus carros, a Peugeot tenta agora agregar novos valores à sua imagem – e, é claro, conquistar mais clientes – com o lançamento do seu primeiro crossover, veículo que mescla o comportamento confortável de um automóvel com a robustez de um utilitário esportivo. E a aposta da marca francesa é o 3008, que herdou a plataforma do hatch 308 (por aqui, ainda comercializamos o 307 argentino) e que começa a ser vendido este mês na Europa.

Mas como apenas a versatilidade e a segurança não seriam argumentos suficientes para triunfar num segmento tão concorrido, a Peugeot caprichou no visual do 3008. Os faróis em forma de olhos de gato foram abandonados e a grade não tem mais a intenção de parecer com o sorriso de um felino. Já a traseira se mostra a mais evoluída dos últimos Peugeot. As lanternas triangulares, com LEDs, têm formato irregular, com as linhas seguindo até o para-choques.

Por dentro, além da posição de dirigir mais alta, o crossover herdou das minivans a modularidade dos bancos e diversos espaços para guardar objetos. O acabamento interno é de primeira, há bom espaço para quatro ocupantes (um quinto passageiro ficaria meio apertado atrás) e o quadro de instrumentos vem completo. Impossível ainda não reparar no amplo teto envidraçado.

O crossover traz também um valioso sistema de auxílio ao motorista. É o "Head Up Display", que projeta informações, como a velocidade do carro e o limitador de velocidade, em um visor de policarbonato transparente, situado entre o painel e o para-brisa. Esse sistema tem a missão de impedir que o motorista desvie a atenção do trânsito.

Na pista

Outra ousadia da Peugeot é oferecer um crossover com motores levíssimos 1.6 a gasolina de 120 cv e 150 cv, que aliam economia de combustível e redução de emissões. Desenvolvidos em parceria com a BMW (são usados no Mini), esses propulsores se mostraram muito eficientes durante avaliações nas sinuosas estradas que cortam a lindíssima costa da Croácia, na região próxima à cidade de Dubrovnik.

Pontos ainda para a suspensão bem ajustada, que faz dobradinha com o controle de estabilidade (ESP) e o Dynamic Roll Control, um sistema hidráulico instalado na suspensão traseira, projetado para reduzir a rolagem da carroceria em curvas – normalmente acentuada neste tipo de veículo. Todo esse pacote tecnológico garantiu muita segurança ao crossover, mesmo em curvas mais fechadas. E como era de se esperar, o motor de 150 cv é o mais empolgante, garantindo força de sobra mesmo nas subidas mais íngremes. É essa versão, inclusive, que será importada para o Brasil no próximo ano ou em 2011. Já a versão de 120 cv, bem mais comportada, tem nítida vocação urbana.

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O jornalista viajou a convite da Peugeot.

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