• Carregando...
Com dois motores elétricos, Peugeot EX1 tem até 340 cv de potência | Divulgação
Com dois motores elétricos, Peugeot EX1 tem até 340 cv de potência| Foto: Divulgação
  • Roadster transporta duas pessoas e tem 90 centímetros de altura

A Peugeot apresentou nesta terça-feira (21) o carro conceito elétrico EX1, criado para comemorar os 200 anos da marca francesa. Trata-se de um roadster de dois lugares com dois motores elétricos, um em cada eixo e com 170 cavalos cada, fazendo o veículo alcançar até 340 cv de potência, com torque de 24 mkgf à frente e atrás.

Segundo a montadora, o carro, criado com inspiração esportiva e também nos videogames, tem o formato de uma gota d'água, com a traseira afunilada e as duas rodas de trás próximas uma da outra. O EX1 mede 90 cm de altura e 1,77 m de largura.

As portas têm "sistema de abertura invertida", que integram os bancos do tipo concha. "O piloto, sentado na altura do solo, com as pernas esticadas – posição que multiplica as sensações –, conduz o veículo com a ajuda de duas alavancas de comando", descreve a Peugeot.

Ainda segundo a fabricante, além dos sistemas de retenção do veículo, os passageiros são protegidos pela altura da célula de carbono, que constitui um arco de segurança sobre as cabeças.

A montadora já vende compacto elétrico o iOn, produzido em parceria com a Mitsubishi no Japão, destinado inicialmente para frotas de governo e empresas. As primeiras unidades começam a ser entregues em dezembro deste ano. A estimativa da marca é comercializar até 50 mil até 2015. O iOn roda até 150 km graças ao sistema de recuperação de energia durante as desacelerações e frenagens. Em outubro, no Salão de Paris, a Peugeot apresentará o 3008 HYbrid4, primeiro veículo que combina um motor elétrico com um propulsor a diesel.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]