Enquanto a Fiat Toro acelera praticamente sozinha no mercado de picapes intermediárias - só a concorrência da Renault Oroch, mas anos-luz atrás nas vendas -, algumas marcas estão de olho no segmento.
É o caso da Chevrolet, que, apesar de não admitir abertamente, pode transformar a futura geração da pequena Montana numa rival para a Toro, no porte e na aplicação.
A Volkswagen Tarok e a Ford Courier - a marca pretende resgatar o nome da antiga picapinha - são mais duas que chegarão para a briga.
A novidade da Chevrolet deverá surgir também no próximo ano a partir da plataforma global GEM (Global Emerging Markets), arquitetura da General Motors em parceria com a chinesa SAIC destinada a mercados emergentes e que dá origem à nova geração do Onix.
Colocar a Montana numa categoria acima poderia ser uma boa saída para o próprio modelo, que está distante nas vendas em relação a líder Fiat Strada e a VW Saveiro.
Além disso, a Chevrolet entraria no segmento de picapes intermediárias (ou compactas) que promete ser a bola da vez em breve. A novidade já estaria até sendo desenvolvida no Brasil, com produção prevista na fábrica de São Caetano do Sul (SP).
Segundo noticiou o site norte-americano GM Authority, citando fontes 'próximas ao projeto”, a nova picape viria equipada com o motor 1.4 turbo, de 153 cv e 24,5 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de 6 marchas - conjunto já usado pelo Cruze.
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O visual deve seguir a nova linguagem de design da Chevrolet, com uma dianteira mais agressiva e com a grade frontal bem destacada, que é possível ver na nova geração do Tracker e na nova Blazer (que nada lembra a Trailblazer vendida por aqui).
Na imagem que abre essa reportagem, o designer Kleber Silva mesclou elementos estéticos dos dois SUVs para criar uma projeção dando ideia de como poderá ser a futura picape 'anti-Toro'.
Cinco novidades até 2021
O cronograma brasileiro da Chevrolet prevê cinco novidades até 2021 baseadas na plataforma GEM. A primeira será o Onix Sedan, estimado para o fim deste ano.
No início de 2020 chega o Onix Plus, como será chamado o hatch para diferenciá-lo do três volumes e também do Onix da versão atual, que seguirá em produção.
Em meados do próximo ano estreia a nova geração do Tracker, com cinco lugares, que seguirá o desenho do modelo chinês, apresentado em junho passado. A versão de sete lugares virá em 2021, juntamente com a picape.
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