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  • M

    Marco M.

    ± 6 dias

    Falta analisar como é feita a abordagem, se é usando radares eletrônicos escondidos, com critérios ou se é feito pela polícia. Por exemplo, Na Flórida não existe radar, a polícia vai atrás e a multa e bem salgada. Creio que a maneira de abordagem faz uma diferença enorme e esse, para mim e grande problema, que coloca todo o resto Injusto. Por exemplo, se tivessemos radares com critérios simples e técnico ao invés de visar apenas a arrecadação, não estaríamos nesse momento com tanta desconfiança dessa política/Industria de multas.

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  • P

    Pedro Ramos

    ± 6 dias

    Iria opinar mas, revendo os comentários anteriores, percebi que o Morales seguiu os pontos que iria enfatizar, principalmente quando da comparação com a Alemanha. Ratifico tudo comentado por ele.

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  • J

    JOSMAR PORTUGAL VAZ

    ± 6 dias

    O maior ladrão é o governo . Rouba de todos os lados sem dó e piedade. É na tabela do IR , que não corrige . Rouba na altissima carga tributária e na roubalheira de vereadores , prefeitos , de****dos estaduais , federais , senadores , ministros do stf ,funcionários públicos etc ,etc etc. É uma grande quadrilha que detona com o país. Aí , o presidente, que conhece bem todos esses ladrõese resolve dar uma ajuda no bolso do cidadão, todo mundo caí de pau . Brasil : desordem e desprogresso.

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  • W

    Wander

    ± 6 dias

    Se no pacote anti-crime de Moro, há mais rigidez e penalidades mais sérias pra coibir os criminosos, por quê o trânsito (que mata tanto quanto assassinatos)deveria ir na contra mão, abrandando as leis? E no Brasil se obedece bem as leis, sempre que se toca na parte mais sensível do brasileiro: o bolso. E pior, pode ser mais um agrado aos caminhoneiros, que seguem ameaçando o governo, que se põe como refém da categoria. São dois graves erros.

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    Flavio Teixeira

    ± 6 dias

    Eu lembro que durante a última campanha para prefeito, tinha um certo candidato que se revoltava com a existência da tal Área Calma, e prometia que tão logo assumisse a prefeitura, iria acabar com aquilo, já que tratava-se de uma medida simples de adotar. Será que ele não assumiu ainda, ou depois que viu o valor que a prefeitura arrecada, simplesmente "esqueceu" o assunto?

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    Flavio Teixeira

    ± 6 dias

    Se não existe a indústria da multa, por que, na mesma estrada, com as mesmas condições de manutenção, a 376, no PR, a velocidade máxima é de 100km/h e em SC é de 110km/h? É ou não, para confundir, e consequentemente fazer com que o motorista cometa uma infração?

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    MORALES

    ± 7 dias

    O presidente tem razão. Comparar a Alemanha com o Brasil é uma piada. As autobahns não tem limites de velocidades, a pontuação não funciona como aqui e o oportunismo não existe. Dois casos bizarros: entrar em Curitiba pela BR 277, tem veloc máxima de 80km a partir da Renaut. Qual o motivo? Bizarro aquele policial federal atrás da passarela ou de árvores kkkkk A Mal. Deodoro tem três ou quatro velocidades diferentes do centro a Pinhais sem que haja escola ou hospital que justifique. Tirando a manada que é contra qualquer iniciativa do governo, recomendo análise da nossa situação ridícula.

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    Rafael

    ± 7 dias

    Só mais uma c@g@d@ do desgoverno aloprado.

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    Jorge Dias

    ± 7 dias

    O fato eh que não há mais PRAZER em dirigir no Brasil, seja por pontos, seja por mas, seja pelo pedágio, seja pelo preço da gasolina, e isso tudo inibe o deslocamento diminuindo a atividade econômica secundariamente.

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    Ricardo

    ± 7 dias

    Comparar com países do 1º mundo não é real! Educação e cultura é tudo e reflete no trânsito! A comparação mais justa seriam com países de 3º mundo ou subdesenvolvidos.

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    Vilmar

    ± 7 dias

    Eu acho muito interessante comparação com outros países, em todos os sistemas: penal, tributário, eleitoral e assim por diante. Mas em relação a trânsito, o brasil está centenas de ano atrasado.. A COMEÇAR QUE AQUI O AUTOMÓVEL, QUE PAGA ALTO VALOR DE PEDÁGIO, É OBRIGADO A DIS****R A MESMA PISTA COM OS CAMINHÕES..SENDO QUE EM MUITOS LUGARES SEQUER EXISTE TERCEIRA FAIXA.. No exterior existe auto pista, radares e semáforos inteligentes.. Ou seja, é necessário investir muito em trânsito para só depois pesar a caneta..

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    Raul Henrique Ribas Macedo

    ± 7 dias

    Uma análise irrelevante apenas a quantidade de pontos necessárias para sofrer uma sansão ao condutor. Deve ser levada em conta a quantidade de pontos por cada tipo de infração definida em cada país afinal com três infrações, atualmente, no Brasil perde-se a carteira.

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  • A

    A. Dal P. M.

    ± 7 dias

    Na Alemanha com 8 pontos perde a licença mas cada infração custa 1 ponto ou 2 no máximo. Aqui São 2856 pontos permitidos mas excesso de velocidade desconta 1268 pontos. Ridículo essa forma de pontuar. Brasil sempre complicando.

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  • A

    Almir

    ± 7 dias

    Aquelas retas de São Mateus do Sul o limite máximo é de 80km, é uma covardia.

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  • A

    AMAURI

    ± 7 dias

    Uma KHDA atrás da outra. É disso que os Bozóides gostam.

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  • J

    Jose Olivio Carvalho da Silva

    ± 7 dias

    Em todas as reportagens sobre infrações no trânsito vejo algo em comum: os motoristas são imprudentes. Nunca falam, no entanto, que nossas estradas são um lixo, congestionadas de caminhões, muitos em situação precária. Nos países desenvolvidos, pode-se por exemplo, andar pelas estradas com piloto automático mais de 80% dos trajetos. Temos sim um estado que arrecada para si mesmo e multa como atividade principal.

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    JARBAS ROBERTO BATISTA FILHO

    ± 7 dias

    A desculpa é sempre os radares e indústria da multa, na verdade quem reclama é imprudente, irresponsável e não respeita as leis de transito, principalmente os limite de velocidade. Tenho CNH a 22 anos e só tomei uma multa por excesso de velocidade e reconheço que estava errado, depois aprendi a lição, se a via esta escrito 60 Km/h não ando a 90 ou 100 na mesma, quando viajo ando dentro do limite de 110 Km/h enquanto os motoristas que me podam sempre estão acima dessa velocidade, então reclamem depois se forem multados e aprendam que o limite é para a segurança de todos, se o seu carro pode andar a 220 Km/h e você quer correr vá em um autódromo e não coloque a vida dos outros em perigo.

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  • W

    Walter João Ferreira de Oliveira

    ± 7 dias

    Se vc comparar que de Ibaiti à Curitiba, tem aproximadamente mais de 20 radares, além do que os pegas trouxas de radares móvel. Isso é uma vergonha, em uma viagem de laser você se bobear perde a carteira. Acho que o Presidente tem razão é uma máfia, é UMA MÁQUINA DE FAZER DINHEIRO, pode-se até manter os 20 pontos, mais tem que diminuir as penalidades de 5 para 1 e de 7 para 2. Nós somos bi tributados pagamos a multa e somos pontuados. Tem que ser um ou outro, ou é a multa em dinheiro ou é a pontuação.

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  • E

    E. L.

    ± 7 dias

    Se o nosso pais é diferente dos outros, podemos ter leis e atitudes diferentes! Se votam em semi analfabetos, em ladrões, em um monte de "*******podemos ter afrouxadas as regras da carteira e pontuação tb.!!!! Simples assim!!!!!!! Ou vc acredita em "Saci Pererê "?

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    jonas prates

    ± 7 dias

    a questão são as multas e não os pontos! concordo em dar uma margem maior para os motoristas profissionais....mas reincidencia deve ser tratada com mais severidade e, nesta, aplicar a multa financeira

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      Raul Henrique Ribas Macedo

      ± 7 dias

      Ao contrário, os profissionais é que devem ter regras mais rigorosas afinal são profissionais. Não seria necessário aumentar os pontos era só diminuir o prazo para 180 dias.

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  • B

    Bruno Barbosa Bellucci

    ± 7 dias

    Se o "jornalista" que escreveu essa matéria parasse 2 segundos pra pensar no que escreve, e analisar os fatos, essa matéria não teria sido escrita. Vamos analisar só um caso: Na Alemanha ser pego falando no celular é 1 ponto, segundo a própria matéria, em um espaço de 2 anos e meio o alemão pode tomar 8 pontos. 2 anos e meio no Brasil equivaleriam a 50 pontos, na lei atual, uma multa por falar no celular ao dirigir no Brasil, te dá 7 pontos, ou seja, se em 2 anos e meio, você for pego falando no celular 7,14 vezes no Brasil, você perde tua carteira, enquanto na Alemanha o mesmo acontece com 8 vezes. Ou seja, segundo dados da própria matéria a Lei do Brasil a Alemanha em certos aspectos.

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    • B

      Bruno Barbosa Bellucci

      ± 6 dias

      Marcelo S.: Eu fiz com usar o celular por que era o que tinha a informação jogada na minha cara e dava pra fazer rápido, mas isso se aplica a maior parte das infrações, são necessárias menos infrações até a suspensão da carteira do que na Alemanha, que é o exemplo que o autor colocou como MAIS RIGOROSO, e fez uma análise extremamente superficial, levando apenas em conta o número de pontos máximo, sem olhar pra quanto pontos cada infração "custa".

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    • M

      Marcelo S.

      ± 7 dias

      Bruno, me desculpe, tudo bem que vc fez uma comparação mas o cara ser pego 7x falando no celular tem que ser muito orelhudo né? Isso sem contar as vezes que vai ter falado sem ser pego.. eita povo mesmo...

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    • Z

      Zyss

      ± 7 dias

      O analfabetismo funcional está em todo lugar.

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    • B

      Bruno Barbosa Bellucci

      ± 7 dias

      *A Lei Brasileira é mais rigorosa em determinados aspectos

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  • R

    Ricardo Duarte

    ± 7 dias

    A diferença é que na Europa não existem arapucas como radares de 40 km/h numa estrada cujo limite é 110km/h. A lei aqui pune motoristas que oferecem pouco risco, enquanto que os realmente irresponsáveis, os assassinos, não estão nem aí pra multa, nem ponto nem nada disso.

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  • J

    JAMC

    ± 7 dias

    Ele deveria ter baixado para 10 pontos, mas ao contrário, ele quer promover mais mortes no transito

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  • M

    Manoel Cesar Romero

    ± 7 dias

    Estacionei regularmente, mesmo assim fui multado, estou me defendendo, penalidade grave , 5 pontos, é isso que eu acho que tem que acabar, pedi para provar a falha que eu cometi, estou esperando a resposta dos dignos fiscais. A reportagem é fraca e meio sem argumentos.

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      Flavio Teixeira

      ± 6 dias

      Preparem-se para pagar. Ninguém irá acreditar em vocês. A nós, cabe somente pagar. E ficarmos quietos.

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      E. L.

      ± 7 dias

      Recorri na JARI duas vezes e estou aguardando a resposta hà alguns anos!!!! PÉSSIMO!!!!!

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  • T

    Thiago Souza

    ± 7 dias

    Não se pode comparar tais países aos quais foram avaliados!!! Mas será possível que temos que vir nos comentários para alertar os devidos jornalistas sobre a necessidade de uma pesquisa mais aprofundada e complexa nesse assunto? Isso é pesquisa de Wikipedia!

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  • T

    TheFox

    ± 7 dias

    Vamos agora comparar as estradas da Alemanha com as nossas...

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  • E

    Emerson

    ± 7 dias

    Só aqui que a pessoa perde a carteira se não botar Estar 3 vezes.

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    FLAVIO JOSE REZZANI

    ± 7 dias

    Matéria tendenciosa e incompleta, por favor informe qual a pontuação de cada multa, de cada país, se não nada adianta informar o limite daquele país pois não sabemos portanto quantas multas são necessárias para ultrapassar o limite.

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  • B

    ballog

    ± 7 dias

    Achei que a reportagem seria séria!Tantos países do tamanho do nosso, com grandes quantidades de carros como o nosso, e a reportagem pegou 3 dos menores?Isso não deve ser sério!

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  • A

    AMAURI

    ± 7 dias

    Só falta querer mudar o nome do País para Bozolândia.

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      Maquiavel

      ± 6 dias

      Lularapia não seria mais bonito?

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  • P

    Paulo Batista Dos Santos

    ± 7 dias

    Gazeta do Povo, se eu quisesse ler o Estadão, assinava aquele jornal, portanto não me venham replicar aqui matéria tosca como essa. Para comparar os sistemas de cada país é preciso levar em conta um sem número de variáveis, inclusive o nível educacional e cultural de cada povo. Matéria inútil e mal elaborada.

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    • F

      Freitas

      ± 7 dias

      Diga-me uma coisa, Paulo Batista: nenhum jornal tem o seu correspondente? Nenhum jornal publica matérias de outros jornais? Eita...

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  • W

    WILMAR J G SANTOS

    ± 7 dias

    A diferença é que nas autobans da Alemanha não tem limite de velocidade. Enquanto que no Brasil uma rodovia comum que tem velocidade de 110Km/h, de repente, coloca-se uma placa de 60Km/h (limite comum em vias urbanas) e 50m a frente, o radar. Aí não dá pra comparar né?

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  • W

    WILMAR J G SANTOS

    ± 7 dias

    A diferença é que nas autobans da Alemanha não tem limite de velocidade. Enquanto que no Brasil uma rodovia comum que tem velocidade de 110Km/h, de repente, coloca-se uma placa de 60Km/h (limite comum em vias urbanas) e 50m a frente, o radar. Aí não dá pra comparar né?

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  • E

    EDSON - Sítio Cercado

    ± 7 dias

    No Brasil virou caça no qual para Prefeituras e Estados. Câmeras escondidas e mal sinalizadas, radares com velocidades de 40 e em outro local próximo 30 e outras armadilhas.

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  • L

    Leonardo

    ± 7 dias

    Como comentado anteriormente, na verdade a lei brasileira atual parece ser mais restritiva. Aqui, excesso de velocidade acima de 20% (por exemplo) gera 7 pontos, ou seja, suspensão após 3 infrações. No sistema alemão seria necessário 4 infrações. Portanto, comparar apenas pelo número máximo de pontos é algo e tosco. O correto é comparar os sistemas de forma global. Não quero dizer com isso que a medida é boa ou ruim, apenas digo que a comparação da reportagem foi muito pobre.

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    1 Respostas
    • B

      Burcardo Geller

      ± 7 dias

      Ou talvez mal intencionada.

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  • N

    Neto

    ± 7 dias

    Não vejo problema discutir se deve ser 20, 40 ou 10 pontos, desde que todas as situações sejam analisadas e não apenas números macros. Até porque o limite de 20 pontos nunca foi justificado. 20 pode ser bastante para quem não sai de casa mas para quem trabalha no trânsito é muito pouco, uma ameaça constante de perda da CNH, do emprego, etc., um drama que a mídia não aborda. Outra coisa que deveria ser revista é a quantidade de vagas especiais, visivelmente exagerada e que desitimiza a ocupação urbana. Concluindo, valores numéricos podem e devem ser revistos em função dos resultados.

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  • N

    Neto

    ± 7 dias

    Tem de colocar as pontuações por infração e limites na mesma base, senão não dá para comparar. Aqui no Brasil 2 gravíssimas (circular na faixa do onibus e estacionar em vaga especial p.ex.) e 2 de EstaR já dá suspensão da CNH (e perda do emprego para quem dirige carro de frota). Aumentar para 40 me parece justo pois diminui o risco de quem trabalha na rua perder o emprego. Está foi a motivação da alteração conforme declaração do presidente.

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    4 Respostas
    • M

      Marcelo S.

      ± 7 dias

      Neto: eu entendo o que vc quer dizer.. o problema é que, se nesses casos eles deixarem como leve ou apenas advertência, o povo vai abusar.. eles já fazem isso pra doer no bolso e ver se o cara aprende. Mas enfim, em diversas matérias sobre esses assunto nós já tivemos muitas divergências... é uma discussão sadia.. porém o que os caras lá decidirem vamos ter que acatar seja gostando ou não..

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    • N

      Neto

      ± 7 dias

      Marcelo S.: Mas de certo modo concordo contigo pois parece ser algo facilmente gerenciável pelo motorista, ao contrário do EstaR, dependendo da situação da pessoa, como já expliquei antes.

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    • N

      Neto

      ± 7 dias

      Marcelo S.: Gravíssima é quando há perigo de morte. Colocar tudo como gravíssimo desvirtua a regra. Se vc aumenta a pontuação de uma infração então é razoável aumentar o limite.

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    • M

      Marcelo S.

      ± 7 dias

      Neto, na boa, vc já me falou de empatia.. mas veja bem: se a faixa é de ônibus porque a pessoa vai circular com o carro lá??? Se a vaga é especial, pra quem têm o direito, porque alguém "normal" vamos assim dizer, colocaria o carro lá???? Jeitinho brasileiro de sempre levar vantagem? Tem que ser gravíssima mesmo e multiplicado por 3 pro cara aprender....

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  • M

    Marcelo S.

    ± 7 dias

    O mais complicado no Brasil é o cidadão assumir a sua parcela de responsabilidade na situação. Nunca admite o erro. O culpado é sempre o radar, ou o fiscal do EstaR que notificou, ou até mesmo os esquerdistas, etc e etc. Quando o povo colocar a mão na consciência e assumir isso, quem sabe o Brasil ande um pouco pra frente. Enquanto isso é como diz o digníssimo Superministro da Economia: "é o vôo da galinha". Podem dar 80 pontos em um ano que o povo vai reclamar. Paciência.

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