• Carregando...
Rodar com pressão baixa nos pneus aumenta o consumo de combustível. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Rodar com pressão baixa nos pneus aumenta o consumo de combustível.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Um dos cuidados com o pneu que merecem atenção é a calibragem correta. Se o motorista trafegar com a pressão insuficiente pode ocorrer um superaquecimento devido ao excesso de flexões, o que prejudica a estrutura, gerando um desgaste mais acelerado nas extremidades e até mesmo de detalonamento do mesmo (quando o pneu se desprende da roda). Além disso, o pneu ‘murcho’ torna a direção do veículo mais pesada.

De acordo com o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli, Roberto Falkenstein, a calibragem incorreta também aumenta o consumo de combustível. “Rodar com pressão 30% inferior àquela recomendada pelo fabricante do veículo eleva o consumo de combustível em até 2,5%, em decorrência da maior resistência à rodagem”.

Por outro lado, trafegar com excesso de pressão também traz problemas. “Quando o pneu está mais duro pode perder a aderência (e comprometer a estabilidade do carro em curvas), pois ele se apoia mais na parte central da banda de rodagem e as laterais perdem contato com a pista. Assim, ele também fica mais suscetível para a ocorrência de furos”, completa. O máximo aceitável é 2 a 3 libras acima do recomendado pela montadora

.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]