Estréia do motor 1.9 flex é adiada
Ao contrário do esperado, o motor 1.9 16V Flex de 130 cv não fará sua estréia com o Fiat Punto. Sua chegada agora está prevista com o Linea, sedã derivado do hatch que será lançado em dezembro. Assim, o carro virá com os propulsores 1.4 Flex de 81/80 cv e 1.8 Flex de 114/112 cv. Além do câmbio manual, o modelo terá a opção de transmissão mecânica robotizada, que será usada na prática como se fosse automática (elimina-se, inclusive, o pedal de embreagem), mas é mais barata e econômica.
Até agora todas as imagens do Fiat Punto brasileiro, que será lançado em agosto, eram de protótipos devidamente camuflados. Mas no começo deste mês, um modelo com adesivos apenas nos faróis e lanternas acabou sendo flagrado pelo jornal Estado de Minas em Betim (MG) e são essas imagens que ilustram esta matéria.
As fotos confirmam que o visual externo será igual ao modelo vendido hoje na Europa. Destaque para as linhas muito arredondadas, os faróis ovalados, a grade mais retangular e as lanternas altas verticais nas colunas traseiras. O Punto nacional terá apenas carroceria de quatro portas, diferente do modelo europeu, que também possui versão duas portas. O veículo marcará ainda a chegada do novo logotipo vermelho.
Quanto as dimensões, o hatchback que ficará posicionado entre o Palio e o Stilo tem as mesmas medidas do modelo produzido no Velho Continente: 4,03 metros de comprimento, 1,69 metro de largura, 1,49 metro de altura e 2,51 metros de entre-eixos (que define o espaço interno). O porta-malas, por sua vez, tem capacidade de 175 litros.
No interior, o painel é praticamente igual ao do modelo europeu, porém com materiais menos sofisticados. Mas o Punto brasileiro terá três apoios de cabeça no banco traseiro em todas as versões. Como ficará posicionado entre o Palio 1.8R e Stilo 1.8, deve ser vendido por cerca de R$ 40 mil, na versão ELX, e de R$ 45 mil, a HLX.
Roberto Couto
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