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Sting: sem dom para as rimas | Arquivo Gazeta do Povo
Sting: sem dom para as rimas| Foto: Arquivo Gazeta do Povo

Desempenho - Veículo é comportado e seguro

O motor do Punto Sporting é o mesmo utlizado nos modelos Corsa, Meriva, Doblò, Palio, Idea e Stilo. Trata-se do 1.8 Flex que oferece 113 cv a gasolina e 115 cv a álcool, ambos a 5.500 rpm. O torque é de 18 kgfm e 18,5 kgfm, disponíveis a 2.800 rpm. Embora não se possa dizer que este propulsor ofereça o desempenho de um autêntico esportivo, ele não deixa de transformar o hatch da Fiat em um bom companheiro, tanto de viagens quanto no dia-a-dia. Por ter bastante torque em baixas rotações, o carro responde bem em saídas de semáforo e outras situações corriqueiras de trânsito em grandes cidades.

Nas curvas, o carro não desgruda do chão, resultado das suspensões bem acertadas e pneus mais largos. Os freios, com ABS, são eficientes. Pelos dados fornecidos pela Fiat, o Punto atinge a velocidade máxima de 184 km/h abastecido somente com álcool e 182 km/h com gasolina. Já em relação ao consumo, faz 8,3 km/l (álcool) e 12,1 km/l, com gasolina, no trânsito urbano. Na estrada passa a 16,2 km/l (gasolina) e 11,2 km/l com álcool.

Fabricado e comercializado no Brasil desde agosto, o Fiat Punto é oferecido em duas versões de motorização bicombustível e quatro de acabamento. Com preços a partir de R$ 51,9 mil, a versão Sporting se diferencia das demais pelos seus equipamentos, como rodas esportivas, pneus de perfil baixo, aerofólio e acabamento interno.

Inserido no segmento dos hatchs compacto Premium, o Punto disputa mercado com o Peugeot 307, Volkswagen Golf, Nissan Tiida, Chevrolet Vectra GT e Ford Focus. Para tanto, se apresenta com um desenho moderno tendo a frente em forma de cunha acentuada, faróis alongados e grade ampla. Montado na fábrica de Betim (MG), e não escondendo suas influências italianas, já que leva a assinatura do estilista Giorgetto Giugiaro, o carro tem a frente que lembra alguns modelos da Maserati, marca de luxo pertencente ao grupo Fiat. Seu visual é completado com a linha de cintura elevada, laterais limpas e traseira robusta, com lanternas verticais menores. Nesta versão ainda colaboram para o visual esportivo um pequeno aerofólio na extremidade do teto, a ponteira larga e cromada do escapamento e rodas aro 16".

Em seu interior, os principais comandos estão distribuídos no console central e no volante. Este, com desenho esportivo, traz a logomarca da Fiat no centro. O painel de instrumentos tem velocímetro e conta-giros circundados por aros vermelhos, assim como também os contornos da alavanca de câmbio e a maçaneta interna das portas. Para contrastar o painel central, que envolve o som e o ar-condicionado, de cor preta. Computador de bordo e o ar-condicionado são com visores digitais. Além dos vários porta-objetos espalhados pelo seu interior, o carro ainda traz um segundo porta-luvas, posicionado acima do compartimento convencional.

O carro comporta cinco ocupantes e seu porta-malas é relativamente pequeno com apenas 280 litros de capacidade – menor que o do Fiat Palio. Opcionalmente esta versão pode receber air-bags laterais e do tipo cortina (para proteger a cabeça), teto solar Skydome, bancos e painéis de porta em couro bicolor, banco traseiro bi-partido com apóia-braço central e o sistema Blue&Me que permite ao motorista atender ligações no celular sem tirar as mãos do volante. Basta determinar funções com comando de voz e apertar teclas no volante. Com todos estes equipamentos, o valor do carro passa dos R$ 65 mil.

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