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Sistema de arrefecimento: nível do reservatório do radiador deve ser conferido periodicamente | Fotos: Roberto Couto/Gazeta do Povo
Sistema de arrefecimento: nível do reservatório do radiador deve ser conferido periodicamente| Foto: Fotos: Roberto Couto/Gazeta do Povo

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Dois outros reservatórios, que podem ou não vir no carro (pois, as vezes são opcionais), também merecem atenção:

Direção hidráulica – Há um reservatório para o fluido deste sistema. Se estiver num nível baixo, pode estar ocorrendo algum tipo de vazamento por conta do desgaste da mangueira que leva o produto pressurizado para a caixa de direção. Sua troca, normalmente, é feita a cada 20 mil quilômetros.

Câmbio automático – Alguns carros trazem um reservatório para o fluido deste sistema, que só pode ser visto por um profissional especializado, pois não tem fácil acesso. A inspeção é importante para saber se não há algum tipo de vazamento.

  • Óleo da direção hidráulica
  • Fluido do sistema de freio
  • Gasolina da partida a frio

Esquecidos por muitos motoristas, alguns reservatórios existentes nos veículos merecem atenção especial. E um dos mais importantes é o recipiente do fluido de freio – óleo responsável por transmitir a força exercida no pedal pelo condutor para que as pastilhas sejam empurradas contra o disco de freio. Segundo Gerson Dias da Rosa, chefe de oficina da Corujão, concessionária Volkswagen em Curitiba, conforme o gasto das pastilhas, o fluido começa a baixar. "Por conta disso, esse óleo deve ser inspecionado periodicamente e trocado a cada dois anos", orienta.

Outro reservatório que merece um cuidado especial é o de partida a frio, existente em todos os carros bicombustíveis. Vale lembrar que a gasolina colocada neste recipiente é usada quando o automóvel está abastecido com álcool e a temperatura está baixa. De acordo com Rosa, como o combustível muitas vezes não é usado, corre o risco da gasolina envelhecer (na realidade, oxidar). Por conta disso, o chefe de oficina da Corujão recomenda que se a gasolina for aditivada, que seja trocada a cada 3 ou 4 meses. Mas se for comum, o prazo deve ser reduzido para 30 dias.

Marcel Mokwa, proprietário da Especializada Saint Germani, oficina mecânica na capital, lembra que o reservatório de expansão do radiador, que tem a missão de refrigerar o motor, também exige cuidados especiais. Ele explica que o nível do líquido do sistema de arrefecimento – formado por uma mistura de água e um aditivo especial – precisa ser constantemente verificado, principalmente, quando o verão chegar. O prazo de troca de toda a solução é dois anos.

Mokwa ressalta ainda que os motoristas não podem esquecer de verificar o líquido do limpador de pára-brisa. Não há prazo para troca do produto, mas ele recomenda que sempre se observe o nível do reservatório, que deve receber água misturada com um sabão neutro ou um aditivo específico. Em alguns modelos (peruas, por exemplo), há um recipiente extra na parte traseira específico para o vidro daquela região, acrescenta o dono da Especializada Saint Germani.

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